Ambiente de festa no relvado e uma grande envolvência na bancada. Assim terminou mais uma edição da Liga Mini de Futebol, numa organização da Tempo Livre e do Município de Guimarães. Os jogos das finais decorreram no passado sábado, 11 de maio, no campo da Pista de Atletismo Gémeos Castro em Guimarães.
A equipa do Salgueiral (SARC) foi a grande vencedora no escalão 2010/2011 enquanto o primeiro lugar no escalão 2012/2013 foi conquistado pelo Vitória SC A.
A iniciativa pretende contribuir para elevar o espírito desportivo e colmatar a ausência de competição ao nível da modalidade desportiva futebol, nos escalões mais baixos dos clubes do concelho de Guimarães. Com centenas de populares a assistir nas bancadas, “Silêncio que se vai jogar à bola” foi um dos temas que visaram fomentar a ética desportiva entre os participantes, bem como incentivar a celebração do golo deixando de lado as táticas de bancada, os apupos aos adversários ou a crítica aos árbitros.
Presente na sessão de encerramento, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, destacou a “envolvência de tantas entidades e pessoas, clubes e voluntários” num dos eventos que define como “do melhor que se faz em Guimarães” e evidencia “alegria espalhada no rosto das crianças”.
Domingos Bragança, na cerimónia de entrega das medalhas a todas as equipas participantes, sublinhou a vertente formativa no desporto. “Nesta Liga Mini proporciona-se o encontro do desporto, a competição entre os vários clubes do nosso concelho, o empenho de todos, o apoio dos pais e familiares das crianças, mas principalmente a alegria que se traduz em todas estas crianças e que resulta numa experiência que acaba por ficar marcada nas suas vidas. Aqui está a riqueza do desporto em Guimarães e a construção do futuro, através de um trabalho feito por muito voluntariado e sempre em prol das nossas crianças. Isto é o melhor do que se pode fazer”, salientou o presidente da autarquia.
Com periodicidade anual, a Liga Mini de Guimarães destina-se a clubes e associações desportivas do concelho de Guimarães, mas apenas para jovens nascidos entre 2010 e 2011 (Futebol de 7) e 2012 e 2013 (Futebol de 5). Esta competição ambiciona assumir-se como um torneio de referência para o público-alvo em questão, ser uma oportunidade de desenvolvimento das suas capacidades, uma “montra” de aprendizagem, convívio, respeito e de desenvolvimento humano tendo como base, a competição e o desportivismo.
Pretende acima de tudo proporcionar aos mais jovens aspirantes a futebolistas um torneio realizado no concelho vimaranense, sendo premissa base a competição saudável entre clubes e associações que, neste momento, tendo estes jovens agregados aos seus clubes, não encontram ou apresentam dificuldades em encontrar um torneio que lhes dê nível competitivo, bem como convívios semanais entre os diversos agentes desportivos envolvidos no torneio.
A edição deste ano da Liga Mini contou com a participação de cerca de 700 crianças em representação de 52 equipas.
Resultados
Escalão 2010/2011
1.º SARC A
2.º CC Taipas
3.º Vitória SC B
4.º Unidos do Cano
5.º Brito SC A
6.º CC Taipas B
7.º Sandinenses A
8.º Santiago Mascotelos FC
9.º Vitória SC A
10.º Sandinenses B
11.º Pevidém SC A
12.º Barco Academia
13.º Amigos de Urgeses B
14.º GDU Torcatense A
15.º Moreirense FC
16.º CD Ponte B
17.º Amigos de Urgeses A
18.º NA Tabuadelo
19.º Desportivo de Ronfe A
20.º UCDR Guardizela
21.º CD Ponte A
22.º Brito SC B
23.º UD Polvoreira
24.º GD Serzedelo
25.º GD Selho
26.º GDU Torcatense B
27.º Ases Stª Eufémia
28.º Desp. Ronfe B
29.º Fórum Airão
30.º SARC B
31.º UD Airão
32.º Pevidém SC B
33.º MCV Azurém
34.º Panteras de Matamá
Equipa Fair-Play: Panteras de Matamá
Melhor Guarda-redes: Vasco Silva (Vitória SC B)
Melhor Jogador: Gonçalo Silva (Santiago Mascotelos FC)
Escalão 2012/2013
1.º Vitória SC A
2.º Brito SC
3.º Desportivo de Ronfe
4.º CD Ponte
5.º SARC A
6.º Moreirense FC
7.º CC Taipas
8.º NA Tabuadelo
9.º Barco Academia
10.º Ases Santa Eufémia
11.º Vitória SC B
12.º Santiago Mascotelos FC
13.º Amigos de Urgeses A
14.º SARC B
15.º Unidos do Cano
16.º GDU Torcatense
17.º Amigos de Urgeses B
18.º UCDR Guardizela
Equipa Fair-Play: Unidos do Cano
Melhor Guarda-redes: Bernardo Melo (Desportivo de Ronfe)
Melhor Jogador: Vasco Silva (CC Taipas)
Imagens: Município de Guimarães
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*