7 a 12/5 Viana do Castelo

Cinema | Ao Norte movimenta XIX Encontro de Cinema de Viana

Cinema | Ao Norte movimenta XIX Encontro de Cinema de Viana

Pub

 

 

Os Encontros de Cinema de Viana, que em 2019 têm a sua 19ª edição, decorrem de 7 a 12 de maio. Organizados pela Associação Ao Norte, titular do cineclube local, e pelo Município de Viana do Castelo, afirmam-se como uma experiência única no meio cultural da região e do país, ao proporcionar um espaço comum de partilha, formação e debate em que confluem estudantes de cinema e das escolas de região, cineclubistas de Portugal e da Galiza e público em geral, enriquecido com a participação ativa de profissionais deste meio artístico.

 

 

Este espaço de exibição, divulgação e reflexão aposta numa forte ligação aos mais jovens, à convocação de um espectro amplo e plural de públicos e ao estímulo do trabalho criativo sobre a imagem e do seu poder para representar o que nos rodeia.

Assim, uma série de atividades dirigidas estão previstas, tais como oficinas, os concursos ‘Ação 05’, em que são colocadas a concurso filmes produzidos por estudantes nas secções de Animação e de Ficção, e ‘Primeiro Olhar’, este último com o objetivo de promover o documentarismo, exposições e, como não poderia deixar de ser, exibição de filmes, sempre que possível com a presença de autores e/ou debate posterior em sala de aula. Este ano, o realizador convidado, mas até agora não confirmado, é Pedro Costa.

Entre outras, destaque também para a Conferência Internacional de Cinema de Viana, espaço de reflexão e de partilha de experiências visando a construção de uma comunidade internacional de interesses e de divulgação de projetos relacionados com duas temáticas centrais do cinema – cinema e escola, e cinema: arte, ciência e cultura.

No dia 11, este evento conta ainda com um Encontro Luso-Galaico de Cineclubes, destinado a divulgar festivais de cinema organizados por Cineclubes e debater questões relacionadas com políticas culturais centradas no cinema.

Imagens: Encontro de Cinema de Viana

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.