Dança | Conselho Internacional de Dança da UNESCO propõe que ‘B de Dança’ ganhe projeção internacional

 

 

Dado ser o Dia Internacional da Dança celebrado hoje, 29 de abril, o Município de Braga organizou, ao longo dos últimos dez dias, um intenso programa recheado de atividades alusivas a esta arte performativa. Sendo esta uma das iniciativas desenvolvidas na autarquia que têm forte impacto público na agenda cultural, social e desportiva, o Município de Braga elevou ainda mais a fasquia e o Theatro Circo acolheu ontem duas galas, a Gala do Conselho Internacional de Dança e a gala do concurso Sonhos nos Pés, assinalando o encerramento das atividades ‘B de Dança‘ 2019 com chave de ouro.

 

 

Neste contexto, foram recebidos, por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, os membros internacionais do Conselho Internacional de Dança da UNESCO, nomeadamente Sergey Kudhenko, secretário do Conselho Internacional da Dança da UNESCO, e Ana Kohler, membro oficial da Vaganova Society of Ballet Teachers, de São Petersburgo, mas também elementos da Classical Alliance, de Nova Iorque, no Salão Nobre dos Paços do Conselho. Ricardo Rio fez-se acompanhar nesta receção por Lídia Dias e Sameiro Araújo, respetivamente vereadoras da Cultura e do Desporto.

Para o autarca bracarense, “é um gosto receber nesta cidade jovem membros desta prestigiada instituição, com a qual temos uma ligação especial, visto que desde 2017 somos cidade criativa na área das media artes. Este tipo de iniciativas, que surgem, e que seguramente irão continuar na nossa cidade, como é o caso da celebração do Dia Internacional da Dança, é o exemplo que nos permite mostrar aos visitantes aquilo que Braga faz de melhor”, referiu. Ricardo Rio acrescentaria ainda que “Braga irá continuar a trabalhar para que cada vez mais a dança tenha expressão e queremos continuar a ser um viveiro de grandes talentos”.

Sergey Khudenko visita o Município de Braga

Sergey Khudenko, que representa o Conselho Internacional de Dança, uma organização que congrega todas as formas de dança, em todos os países do mundo, aceitou o convite do Município de Braga para conhecer os jovens bailarinos e o trabalho e talento que se tem vindo a produzir desde Braga nesta área.

O Conselho Internacional de Dança é uma das mais relevantes organizações não-governamentais na área da Dança. Fio fundada em 1973, e tem sede em Paris, no edifício da UNESCO.

Para o representante da UNESCO “seria uma honra que este evento, que decorre em Braga, ganhasse uma projeção internacional. Da nossa parte (Conselho Internacional da Dança da Unesco), estamos de portas e braços abertos para apoiar Braga e os seus bailarinos e escolas em tudo o que for necessário para que isso aconteça. Temos sempre o apoio incondicional da Ana Köhler, que tem feito um trabalho notável desde que assumiu a presidência da Secção portuguesa do CID (Conselho Internacional de Dança), assim como do Clube UNESCO de Dança.

Imagens: (0, 1) Município de Braga

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Deixe um comentário