No âmbito da programação da ‘Braga Romana – Reviver Bracara Augusta’, que se realiza de 22 a 26 de Maio, o Município de Braga volta a promover o concurso ‘Casamento Romano’. As inscrições decorrem até 10 de maio próximo. Através da ‘Braga Romana’, a cidade recorda o quotidiano ao tempo da urbe fundada por César Augusto há mais de dois mil anos. O evento tem como palco as ruas do centro histórico com a reconstituição das atividades económico-sociais da época, animação de rua constante, cortejos, espetáculos e representações teatrais.
Durante a Roma Antiga, sem dúvida, o casamento era um dos rituais de maior importância e a cerimónia e festa envolta de bons auspícios. Tinha por princípio gerar herdeiros legítimos ou mesmo criar alianças políticas e económicas dentro das
classes mais altas da sociedade de então.
Das várias formas de casamento, o ritual da “Conferratio” destaca-se por ser o mais representativo da cultura, costumes, religião e festividades que um casamento pode apresentar.
A Braga Romana – Reviver Bracara Augusta pretende, mais uma vez, reviver esta celebração e oferecer a um casal, selecionado através de concurso, a possibilidade de ser protagonista de um grande espectáculo de recriação de um casamento romano em todo o seu esplendor. O ‘Casamento Romano – Ubi Tu Gaius Ego Gaia‘ – terá lugar a 26 de Maio, pelas 17h00, no átrio do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.
A seleção do casal tem em consideração a apresentação de uma frase, onde a criatividade, originalidade e o enquadramento histórico são fatores e valoração. Muito fácil: ‘“ Eu gostaria de casar na ‘Braga Romana’, porque …”
Para participar, precisa ter idade compreendida entre 18 e 50 anos e um dos membros do casal ser residente em Braga. Não precisa preocupar-se com vestido de noiva, fraque ou smoking; a indumentária dos noivos será fornecida pela organização. Como única contrapartida, terá de participar nos ensaios, a calendarizar nos dias antecedentes ao evento, juntamente com a equipa de atores, figurantes e produção.
O casal vencedor será protagonista de uma nova história de amor em Bracara Augusta, assumindo em rigor todo o ritual do Casamento Romano, num espetáculo onde intervêm dezenas de figurantes. As inscrições devem ser enviadas até ao dia 10 de Maio de 2019 por e-mail ou correio.
A par da cerimónia, o casal vencedor recebe, como prémio, um cartão Mundicenter no valor de 500,00€, oferecido pelo Braga Parque.
‘E viveram felizes para sempre…‘ é o final constante de muitas das histórias da nossa infância, em que o amor é o sentimento que une dois elementos de sexo oposto, transmitindo essa ideia de felicidade eterna. É claro que todos sabemos que nem sempre as coisas se passam assim, mas é desse modo que, hoje em dia, todos gostaríamos que fosse. Mas nem sempre assim foi.
O casamento na Roma Antiga era uma das principais instituições da sociedade romana e tinha como principal objetivo gerar filhos legítimos, que herdariam a propriedade e o estatuto dos pais. Entre as classes mais abastadas, servia também para selar alianças de natureza política ou económica.
Vários ritos do casamento romano foram legados ao mundo ocidental contemporâneo, como a existência de um anel de noivado, do véu de noiva, a união das mãos direitas dos nubentes ou ainda o gesto de levar ao colo a noiva para dentro da habitação.
De qualquer dos modos, a história do casamento, tal como o conhecemos, tem seus primeiros registos apenas na Idade Média. O consentimento só passou a fazer parte da tradição católica a partir de 1140, com o Decreto de Graciano.
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983404
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*