Acácio Viegas inaugura no próximo sábado, 23 de março, pelas 16h00, uma nova exposição de desenho, escultura e pintura que promete surpreender. A mostra vai acontecer na Galeria d’ Arte da Galeria d’ Arte da Ortopóvoa, na Póvoa de Varzim. A curadoria da exposição é de Isabel Patim.
Nascido em 1976, em Viana do Castelo, Acácio Viegas é mestre em design industrial, pela Universidade do Porto. Em 1999 expõe, na primeira edição da Experimentadesign, Meeting Point. Constam do seu portefólio diversos trabalhos reconhecidos internacionalmente, obtidos pela participação em concursos e selecionados por meios de comunicação, nas áreas do design gráfico e de produto.
Em 2014, Acácio Viegas estabelece um novo rumo na sua vida artística. Em busca de novas formas de expressão, fruto de uma necessidade interior de manifestação espiritual e expansão da consciência, encontra na arte a forma de extrapolar a funcionalidade dos objetos e a objetividade da comunicação imposta pelo design, abrindo novos caminhos de exploração semântica da forma para comunicar com a alma.
Assim, em 2015, os seus primeiros ensaios artísticos são mostrados ao grande público, pela primeira vez, no ‘Guimarães noc noc’, com a exposição “Consciência” e, em seguida, em Lisboa, no Instituto Macrobiótico de Portugal, com uma exposição individual, intitulada “Ser”, com obras inspiradas em textos originais de diversos autores portugueses.
Desde então, o seu percurso profissional influencia claramente a escolha das técnicas e dos suportes, apresentando uma abordagem pragmática na representação. Explora o digital como forma de estudo, preferindo as técnicas industriais e contemporâneas para materializar as suas ideias e pensamentos relacionados com manifestações espirituais, culturais e de essência da própria vida.
Na sua arte, Acácio Viegas propõe-se provocar um despertar da consciência, uma mudança de significado ou de perspetiva.
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*