23/3 FNAC Guimarães

Livros | ‘Regressar a Casa’, de Manuel Eduardo C. F., devolve-nos à essência do que somos

Livros | ‘Regressar a Casa’, de Manuel Eduardo C. F., devolve-nos à essência do que somos

Pub

 

 

 

Manuel Eduardo C.F. prepara-se para apresentar a sua obra “Regressar a Casa”, na FNAC Guimarães, em 23 de Março, a partir das 16h00. Com chancela Chiado Books, esta obra apresenta “o caminho de regresso a casa” do autor, depois de ter percorrido a experiência por que passou aquando do cancro da esposa. Trata-se de um caminho de transformação e de encontro, rumo a um destino que se lhe torna cada vez mais familiar: regressa, pois, a casa, a si, à sua essência.

 

 

Ao sugerir ao leitor que ouça “Salut d’Amour”, de Edward Elgar, Manuel Eduardo C.F. apresenta, nas páginas que constituem este livro, uma partilha tão íntima, quanto profunda. Em ‘Regressar a Casa’ os acontecimentos devolvem-nos à nossa essência. “Enquanto escrevo, por cada memória que desvendo, outra mais profunda se manifesta”, partilha, acrescentando: “O processo é intenso. Sinto a minha fragilidade, a minha força, que não sou nada, que tudo sou”.

O autor revela que os acontecimentos, apesar de tudo, são uma “dádiva”, na medida em que lhe mostraram o quanto se encontrava afastado de si. “Verifico, também, que a Rosa (esposa) regressava a casa”, afirma, continuando: “Continua a viver aqui, no lugar de maior privilégio que podemos oferecer a alguém, no meu coração”.  É neste processo de regresso que Manuel Eduardo C.F. encontra aquilo que é: “amor, bondade, generosidade”, o que lhe leva “paz e serenidade”, revela.

O renascimento após um inesperado acontecimento

Natural de Guimarães, o autor reside em Braga. É viúvo e pai de dois jovens. Professor universitário de Engenharia Mecânica, na Universidade do Minho, é ainda empresário no ramo das Energias Renováveis.

Afirma ter conhecido o amor da sua vida aos 14 anos, tendo casado com Rosa Maria aos 25 anos. Foi logo após o casamento que surgiu o primeiro cancro. Rosa foi submetida a uma cirurgia com sucesso. Contudo, em 2013, é diagnosticada com um tumor maligno no fígado já em fase avançada. Seguiram-se nove meses de esperança na recuperação. Em 19 de dezembro do mesmo ano, Rosa acaba por falecer.

Manuel Eduardo C.F. refere ter tido um casamento muito feliz. Apesar do acontecimento inesperado, viu-se renascer enquanto pessoa. E foi nesta descoberta que surgiu a obra “Regressar a Casa”, no qual se desvenda e, quem sabe, através do qual poderá ajudar alguém.

 

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.