O “Centro de Inovação para a Educação de Infância” (CIEI), da Associação Gerações, dinamizado pela Diretora Técnica e Pedagógica da instituição, Daniela Silva, e pela Educadora de Infância, Ana Rita Barroso, debateu, na semana passada, nas suas instalações, a “Pedagogia do Detalhe” de que é grande mentora e inspiradora a médica e pedagoga Emmi Pikler.
As participantes neste “workshop”, educadoras de infância, técnicas, professores e colaboradoras de várias instituições de ensino, esgotaram rapidamente esta sessão (num total de 25 pessoas), deslocando-se de Coimbra, Porto, Fafe, S. Tirso, Trofa, Braga e, naturalmente, Vila Nova de Famalicão, para se confrontarem com a abordagem que Emmi Pikler faz à Educação na Primeira Infância, muito concretamente para as crianças dos zero aos três anos de idade.
Bebés “competentes e capazes” é um dos “segredos” da “abordagem Pikleriana”. Para atingir este objetivo, a educação das crianças tem que assentar em princípios como a liberdade, a autonomia, a relação e os afcetos dos cuidadores para com os bebés e crianças pequenas.
Uma creche Pikleriana é um centro que cuida das crianças, olhando-as na sua individualidade e atendendo às características e necessidades individuais de cada uma. Para tal, o desenvolvimento integral da criança, respeitando o ritmo e o tempo de cada uma são pressupostos essenciais. Uma atenção especial merece também a evolução motora e cognitiva dos bebés, proporcionando-lhes movimentos livres e desenvolvendo, assim, a sua capacidade de independência e autonomia.
Depois desta abordagem na perspetiva de Emmi Pikler, realizou-se já outro encontro no qual se abordaram os temas do envolvimento parental e da comunidade, valorizando a participação ativa de todos no melhor que se pode fazer pela educação de infância.
A Associação Gerações mantém o desejo de internacionalizar estas ações e este projeto, trazendo a Vila Nova de Famalicão especialistas em Educação de Infância de outros países e levando ela própria a outros países um conjunto de boas práticas pedagógicas já enraizadas na instituição.
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