15/3 Esposende

Ler | Mesa-redonda em Esposende debate ‘Atualidade da leitura’

Ler | Mesa-redonda em Esposende debate ‘Atualidade da leitura’

Pub

 

 

 

A culminar a Semana da Leitura 2019 de Esposende realiza-se na hoje, dia 15 de março, às 21h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, uma mesa redonda sobre a “Atualidade da Leitura”, que contará com a presença do ex-Ministro da Educação Eduardo Marçal Grilo e de Fernando Pinto do Amaral, e com moderação de Aida Alves, da Biblioteca Municipal Lúcio Craveiro da Silva de Braga.

 

 

Com a participação de personalidades relevantes da cultura portuguesa, esta iniciativa pretende refletir sobre os hábitos de leitura em Portugal e o seu contributo decisivo para o desenvolvimento do país. Pretende-se, assim, debater um dos temas mais urgentes da sociedade, a leitura como imperativo ético e político, alicerces do desenvolvimento da sociedade portuguesa.

Portugal tinha, em meados do séc. XX, uma elevada taxa de analfabetismo (25%), percentagem que será hoje menos de 5%. É inegável o esforço do país para alterar o paradigma, nomeadamente, a implementação de medidas de política educativa e cultural, como a escolarização progressiva, o lançamento da Rede de Bibliotecas Públicas, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura, bem como a dinamização em torno do livro e da leitura, quer em feiras do livro, quer em encontros com escritores.

Eduardo Marçal Grilo foi Presidente do Conselho Nacional de Educação, e Ministro da Educação e administrador da Fundação Gulbenkian. Está ligado à Universidade de Aveiro, é membro do Conselho de Curadores da Fundação Francisco Manuel dos Santos e faz comentário político na RTP3.

Fernando Pinto do Amaral é doutorado em literaturas românicas. Foi comissário do Plano Nacional de Leitura e atualmente é professor na Faculdade de Letras de Lisboa, tradutor e crítico literário e colabora regularmente no jornal Público e nas revistas Ler e Colóquio Letras. Tem comissariado alguns eventos dedicados à literatura e é autor de vários livros de poesia. Traduziu, entre outros, Baudelaire, Verlaine, Borges.

A Semana da Leitura, que decorre entre os dias 11 e 15 de março, é promovida pela Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende, em parceria com os estabelecimentos de educação e ensino dos vários agrupamentos concelhios e com o apoio da Câmara Municipal de Esposende. Enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Paz, Justiça e Instituições Eficazes e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

 

Imagem de destaque: João Silas

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.