Vila Nova de Famalicão

Ensino | Estudar de manhã e brincar à tarde é projeto com horário diferenciador em Requião

Ensino | Estudar de manhã e brincar à tarde é projeto com horário diferenciador em Requião

Pub

 

 

 

Na Escola Básica do 1.º Ciclo de Requião, em Vila Nova de Famalicão, as crianças trabalham num registo horário diferenciado em relação às demais escolas: durante a manhã e brincam durante a tarde. A componente letiva inicia-se pelas 8h30 e termina pelas 13h30 para deixar espaço para a brincadeira; a tarde fica reservada para as atividades de enriquecimento curricular (AEC’S) e para a sala de estudo ministrada pelos docentes (com salvaguarda do inglês, que integra a componente letiva para os 3.º e 4.º anos, mas cuja aprendizagem decorre de forma lúdica).

 

 

A alteração do horário foi implementada este ano letivo depois de a comunidade educativa, coordenação da escola e direção do respetivo agrupamento, junta de freguesia e associação de pais, com o apoio do Município de Famalicão, ter sentido a necessidade de criar um projeto diferenciador naquele contexto específico, proporcionando às crianças novos estímulos. Para já o balanço é positivo, com as crianças mais motivadas, professores e encarregados de educação satisfeitos e com a comunidade mais interligada com o processo educativo.

E se as manhãs são de estudo, as tardes são de muita brincadeira e atividades extraordinárias, ou não fossem os pais a geri-las. Assim, as atividades selecionadas para implementação nesta escola são a dança, o teatro, o andebol, as artes e o inglês para o 1.º e 2.º anos.

Quer os parceiros quer as atividades extracurriculares são escolhidas pela comunidade procurando garantir variedade e qualidade no processo.

O projeto educativo da Escola de Requião recebe hoje, 15 de março, pelas 10h30, a visita do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha no âmbito do roteiro da inovação.

 

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Local, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.