11 a 28/3 Vila Nova de Famalicão

Empreender | ‘Viveiro de Ideias Gerador’ pretende apoiar jovens com modelos de negócio inspiradores

Empreender | ‘Viveiro de Ideias Gerador’ pretende apoiar jovens com modelos de negócio inspiradores

Pub

 

 

 

A Casa da Juventude do Município de Famalicão tem como um dos seus pilares o estímulo às capacidades de inovação, de criatividade e de iniciativa dos jovens, sendo detentora de um espaço destinado à incubação de ideias e projetos promovidos por jovens empreendedores. Para os apoiar, acaba de lançar, em articulação com o Famalicão Made In o Viveiro de Ideias Gerador, um programa destinado aos jovens, que tem por base um programa de desenvolvimento de ideias estruturado em 3 fases.

 

 

Considerando que o empreendedorismo dos jovens se pode expressar em domínios não só empresariais ou económicos, mas também em domínios sociais, comunitários, ambientais e científicos e que as suas ideias e projetos podem vir a prosseguir para modelos de negócio, sendo necessário garantir a devida articulação com o programa Famalicão Made In e tendo em conta um período piloto de teste, urge consolidar um modelo de gestão, dinamização e funcionamento do espaço supracitado.

Surge assim, o Viveiro de Ideias Gerador, com um programa estruturado do seguinte modo: Oficina de Ideias e candidatura; desenvolvimento e aprofundamento da ideia, com recurso a ações de mentora e networking; e teste e aplicação.

Os objetivos gerais do Viveiro de Ideias Gerador são estimular atitudes e competências empreendedoras e criativas, apoiar os jovens ao nível de conhecimentos, metodologias e instrumentos relacionados com a criação e desenvolvimento de ideias e projetos inovadores, avaliar e aprofundar as diversas dimensões críticas do projeto e ideia, tais como recursos, atores chave e comunicação, e facilitar a análise, o planeamento, o teste de produtos ou serviços comercializáveis e implementação dos projetos.

Numa perspetiva de pré-incubação, para os projetos de cariz económico, o Viveiro de Ideias Gerador poderá permitir o início da estruturação do modelo de negócio.

Na primeira fase, decorrerão as candidaturas, destinadas a jovens até aos 35 anos, que poderão ser apresentadas de forma individual ou em grupo de trabalho até três pessoas e devem ser inovadoras e criativas

As inscrições para frequência desta Oficina de Ideias acontecem de 11 a 28 de março. A oficina de ideias propriamente dita terá lugar em abril de 2019 em horário pós-laboral.

Na segunda fase, proceder-se-á ao desenvolvimento e aprofundamento das ideias em discussão, mediante contacto com empreendedores do setor específico do negócio de modo a conhecerem as experiências pessoais de empreendedores e empresários bem-sucedidos e com eles debaterem as suas ideias. Para além disso, terão a oportunidade de realizar um pitch a investidores.

Por fim, na terceira fase do Viveiro de Ideias Gerador, proceder-se-á ao teste e aplicação do modelo de negócio mediante realização e colocação em prática da ideia ou projeto. Se a ideia/projeto se tratar de um evento pontual a permanência no Gerador termina após a realização do mesmo. Se, por outro lado, a ideia/projeto passar pela constituição de uma empresa ou associação a permanência no termina após a constituição da mesma.

 

Fonte: Casa da Juventude

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

 

Pub

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.