As turmas das EB 2,3 de Gualtar e Real venceram a etapa on-line das Olimpíadas de Educação Financeira que acontecem no âmbito do projecto ‘No Poupar Está o Ganho’, promovido pelo Município de Braga, pela CIM Cávado e pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.
Disponibilizado às escolas do concelho desde o ano letivo transato, o projeto é desenvolvido em contexto de sala de aula, tendo por objetivo auxiliar os mais jovens a gerir o dinheiro, contribuindo para que sejam consumidores mais responsáveis e conscientes.
O projeto envolveu 13 turmas de Braga, num total aproximado de 300 alunos do concelho, provenientes do Conservatório de Música e Agrupamentos de Escolas André Soares, Carlos Amarante, Mosteiro e Cávado e Real.
A vereadora da Educação, Lídia Dias, congratula-se com os resultados que o projecto está a alcançar junto da comunidade educativa Bracarense. “A participação neste projeto é sinónimo do empenho na transmissão de bases no âmbito da literacia financeira que figura como ferramenta que informa e capacita, através da disponibilização de diversos recursos pedagógicos, para o uso do dinheiro e contribuir para a criação de uma nova geração de consumidores informados”, salienta Lídia Dias.
‘No Poupar Está o Ganho’ envolve Museu do Papel Moeda e recursos e-learning
O projeto ‘No Poupar Está o Ganho’ inicia-se com a formação aos professores e engloba uma visita guiada dos alunos ao Museu do Papel da Moeda.
Ao longo do ano, professores e alunos das turmas de Braga têm acesso a uma plataforma de e-learning que disponibiliza todos os conteúdos programáticos (adequados a cada um dos ciclos de ensino e de acordo com o Referencial de Educação Financeira, aprovado pelo Ministério da Educação), formação online, fichas didáticas, planos de aula e filmes de animação temáticos, entre outros recursos.
As turmas de Braga são ainda desafiadas a realizar trabalhos criativos que expressem os conhecimentos adquiridos no decorrer do projeto e a submetê-los a concurso.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: Município de Braga
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983404
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*