Filipa Jordão (A Face Verde) é madrinha da Troca de Sementes e do Mercado da Primavera da Famalicão em Transição

Filipa Jordão (A Face Verde) é madrinha da Troca de Sementes e do Mercado da Primavera da Famalicão em Transição

Pub

 

 

Em 2019, no próximo dia 10 de março, o encontro Troca de Sementes de Famalicão, que irá decorrer na Central de Camionagem, entre as 1400 e as 17h00, ganha uma nova dimensão quando vê chegada a sua 8ª edição. Com o intuito de promover um consumo mais sustentável, a este evento, promovido pela associação ambientalista Famalicão em Transição, junta-se este ano o Mercado da Primavera. A blogger Filipa Jordão, mais conhecida como A Face Verde, apadrinha o evento.

Como tem vindo a ser habitual, os objetivos deste encontro anual são a promoção da recolha e partilha de sementes das mais diversas espécies de forma a contribuir para a soberania alimentar, para a preservação da biodiversidade das variedades alimentares – tradicionais e cada vez mais raras, mas não só não só -, e também para a economia familiar, reduzindo os encargos com a compra de sementes. A Troca de Sementes é isso mesmo, uma troca; não envolve compra ou venda, apenas troca de sementes, estacas ou plantas.

Este ano, a associação Famalicão em Transição, promove em simultâneo o Mercado da Primavera. Com este mercado pretende-se dar a conhecer ao consumidor em geral alternativas sustentáveis e soluções práticas, fáceis de implementar na rotina do dia-a-dia, bem como os benefícios que estas simples trocas acarretam para o bem-estar: do próprio e do planeta.

Para Madrinha deste evento, foi convidada a blogger de origem famalicense Filipa Jordão, mais conhecida como A Face Verde, nome do seu blogue, para partilhar a sua experiência na transição para um consumo mais consciente e sustentável, em que a filosofia Zero Waste se encontra sempre presente. Filipa Jordão irá efetuar uma apresentação que terá por base o seu artigo A Face Verde| ‘Prevê-se que até 2050 haja mais plástico no mar do que peixe’.

Num dia em que se espera a adesão de muitos famalicenses ou seus vizinhos, a Famalicão em Transição conta com a participação de diversos projetos que se associaram ao evento aproveitando a oportunidade para também darem a melhor conhecer os seus produtos e/ou serviços, todos eles de alguma forma relacionados com o movimento de transição para um consumo mais consciente, mais sustentável, mais biológico, com menos desperdício e com menos lixo, principalmente, plástico.

Assim, no Mercado da Primavera estarão presentes: BeWell Reflexologia, Bionutriline, Caseira Nova, Cindinha Bulk Store, Green Diamond, Horticultura Terapêutica, KOLLIB, Mãe Natureza, Mimos da Natureza, Quinta do Vinhal Papelaria, Rosário Castro, Saardinha, SÁBIO – Sustentabilidade Ambiental Biológica e Yogurtnest

Da parte da manhã, também na Central de Camionagem, irá ocorrer o Workshop “ENXERTIA“, do ciclo “Agricultura Biológica e Natural”. Saiba mais aqui

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova e Famalicão e da Associação Juvenil YUPI.

 

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.