O auditório da CESPU, em Vila Nova de Famalicão, recebe nos próximos dias 8 e 9 de março, sexta e sábado, o 4.º Encontro de Ciência Cândida Madureira. O encontro é promovido pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão em parceria com a Câmara Municipal e, para além de se destinar a professores e alunos das escolas do concelho famalicense, destina-se também ao público em geral.
Com este Encontro, pretende-se promover o contacto com cientistas, atualizar conhecimentos, fomentar a apetência dos alunos pelo trabalho experimental e potencializar a interdisciplinaridade, assim estimulando o pensamento e o debate em áreas centrais do trabalho científico e abrindo as escolas à comunidade.
O Encontro está acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua com a duração de 13 horas e destinado a Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. (CCPFC/ACC-102427/19)
Biologia, Matemática, Física, Química, Psicologia, Neurofisiologia, Ecologia e Geologia serão assim abordadas ao longo de 2 dias estimulantes dias por oradores que se encontram entre os mais relevantes cientistas portugueses, nomeadamente António Sarmento, Cidália Pina-Vaz e António Sobrinho Simões, da Universidade do Porto, Rogério Martins, da Universidade de Lisboa, José Paulo Cravino, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Isabel Malaquias, da Universidade de Aveiro, Luís Portela, CEO da Bial, Teresa Paiva, do Centro de Encefalografia e Neurologia Clínica, José Carlos Caetano Xavier, da Universidade de Coimbra e Caetano Henriques, da Universidade do Minho.
Recorde-se que Cândida Madureira (1951-2013) foi docente do ensino secundário entre 1975 e 2000 e diretora do Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão entre 2001 e 2012. Foi também formadora acreditada pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua. Na sua ação, Cândida Madureira estabeleceu sempre a divulgação científica como um dos objetivos prioritários da sua vida, tendo para isso congregado cientistas, escolas e o Centro de Formação. Nesse âmbito, Cândida Madureira criou e organizou os Ciclos de Conferências Científicas.
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983404
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*