7 a 12/3 Guimarães

Letras | Guimarães dedica programação cultural de março à leitura

Letras | Guimarães dedica programação cultural de março à leitura

 

 

 

A terceira edição do Húmus – Festival Literário de Guimarães decorre de 7 a 12 de março. Está previsto ainda a Semana Concelhia da Leitura, a iniciativa “A Minha Vida Dava um Livro” e ação de formação para professores.

 

 

O mês de março em Guimarães é dedicado à promoção da leitura, com várias iniciativas programadas assentes na realização do Húmus – Festival Literário de Guimarães, que vai decorrer de 7 a 12 de março. A vice-presidente da Câmara Municipal, Adelina Pinto, considera que o objetivo de alargar o programa Húmus às escolas, no âmbito da Semana Concelhia da Leitura, em paralelo com outras ações, visa “ultrapassar o conceito do Húmus, alargar horizontes e criar uma primavera literária” com destaque ainda para o início da ação de formação para professores, com a realização da iniciativa “Elogio à Leitura – Descodificar para promover”.

A terceira edição do Húmus volta-se, este ano, para a História, tema comum a todas as sessões que compõem a programação. Alberto S. Santos, Frei Bento Domingues, José Pacheco Pereira, Júlio Magalhães, Richard Zimler e Rui Tavares serão convidados a debater questões dos Descobrimentos e da globalização, das lutas e movimentos territoriais motivados pela religião e de como a literatura se tem revelado um veículo privilegiado para a aprendizagem da História.

A 12 de março celebra-se, na Biblioteca Municipal Raul Brandão, o aniversário do escritor que lhe deu nome, nascido a 12 de março de 1867, com as presenças de Fernando Dacosta, Francisco José Viegas, Irene Flunser Pimentel e Rui Pedro Tendinha.

O programa arranca no dia 7 de março, aquando as comemorações do 27º aniversário da Biblioteca Municipal Raul Brandão, com a iniciativa “A Minha Vida Dava um Livro”, que visa desafiar dez vimaranenses a mostrarem o livro que mais os influenciou. O evento terá lugar na Plataforma das Artes, às 21h00, com a apresentação de Fernando Alvim.

No âmbito da Semana Concelhia da Leitura, terá lugar a entrega dos Prémios do Concurso Literário “Elogio a Sophia”, numa sessão agendada para o dia 7 de março, às 17h30, no auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda.  No decorrer deste evento, terá início a primeira ação de formação para professores no âmbito da iniciativa “Elogio à Leitura – descodificar para promover”, com o tema “Cérebro e Leitura”, por Teresa Silveira.

Estão agendados ainda encontros com escritores, ilustradores, conferências, teatro, música, escrita criativa, exposições, entre algumas das iniciativas que integram o programa da Semana Concelhia da Leitura 2019. Diogo Piçarra, Jimmy P., Eva Machado, Paulo César Gonçalves, Inês Guimarães, Cristina Araújo, Raquel Ramos e o youtuber Paulo Sousa são os convidados que vão passar pelos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho de Guimarães.

       Programação:

1)       Húmus – Festival Literário de Guimarães

2)       Semana Concelhia da Leitura

3)       Elogio à Leitura – Descodificar para Promover

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é uma publicação gratuita para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de MBWay, Multibanco ou netbanking.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.