28/2 Vila Nova de Famalicão

Ensino | Iniciativa Liberal debate sistema educativo em Famalicão

Ensino | Iniciativa Liberal debate sistema educativo em Famalicão

Pub

 

 

 

No próximo dia 28 de fevereiro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco de Vila Nova de Famalicão, o novo partido político Iniciativa Liberal promove um debate em que estará no centro das atenções o sistema educativo, as suas premissas atuais e eventual sistema de funcionamento futuro.

 

 

O Iniciativa Liberal tem como objetivo deste encontro debater questões pertinentes da nossa sociedade, como o direito à educação e o dever do Estado de garantir a sua promoção. Para o efeito, este partido político convidou 3 personalidades: José António Salcedo – Coordenador para a Educação do programa Portugal 2040, do Iniciativa Liberal -, Carlos Teixeira – Diretor do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão – e António José Sarmento – Presidente da Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo.

Embora não esteja presente nem participe no debate, José Bravo Nico, professor da Universidade de Évora, sintetizou em algumas perguntas, colocadas num artigo de opinião publicado há dias no Ponto SJ, o essencial do que a Iniciativa Liberal pretende colocar em debate nesta noite:

‘Em 2040, teremos um sistema educativo que comparará com os melhores ou continuaremos a ter, na Educação, um campo de batalha permanente e contaminado pelo universo de preconceitos ideológicos que, nele, se têm confrontado? Teremos sido capazes de renovar a classe docente e de, nela, contar com os melhores e mais qualificados jovens estudantes da atualidade? Teremos erradicado o abandono escolar? Conseguiremos reduzir, a níveis residuais, as taxas de insucesso escolar? As escolas e os centros de formação públicos e as escolas privadas terão conseguido criar uma rede coerente e complementar, em cada território, que disponibilize, a todos os portugueses aí residentes, uma oferta de qualificação que não seja redundante, competitiva e autofágica, como acontece atualmente?’

 

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

 

 

 

Pub

Categorias: Agenda, Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.