23/1 a 18/3 Braga

Serralves | ‘Corpo, Abstração e Linguagem’ inaugura ciclo expositivo 2019 do Forum Arte Braga

Serralves | ‘Corpo, Abstração e Linguagem’ inaugura ciclo expositivo 2019 do Forum Arte Braga

 

 

 

Até 18 de Março, a Cidade de Braga recebe a exposição ‘Corpo, Abstração e Linguagem na Arte Portuguesa’. Trata-se de um conjunto de obras da Secretaria de Estado da Cultura, em depósito na Colecção de Serralves, e que tem a particularidade de ser a primeira exposição de 2019 do Forum Arte Braga.

 

 

A mostra foi inaugurada esta Quarta-feira pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, que salientou a “profícua colaboração” entre o Município Bracarense com a Fundação Serralves. “Temos tido várias iniciativas de colaboração com Serralves e esta exposição corporiza a responsabilidade do sector privado na interacção com o sector público e, acima de tudo, a capacidade de promover uma verdadeira descentralização cultural”, referiu Ricardo Rio, sublinhando que esta exposição “é uma verdadeira viagem no tempo aos primórdios da própria Fundação Serralves.”

Como explicou o Autarca, esta iniciativa “vem dar cumprimento a um dos importantes objectivos delineados em 2015 aquando da adesão de Braga à Fundação Serralves e ao seu Conselho de Fundadores, e que permite diversificar a oferta cultural e atrair novos públicos para Braga”.

Exposta na galeria de arte contemporânea criada em 2018 no Altice Forum Braga, esta exposição representa uma perspectiva muito singular sobre a arte produzida em Portugal entre as décadas de 1960 e 1980. As obras escolhidas atestam os diversos níveis de diálogo e confluência formais que os artistas portugueses do pós-guerra souberam estabelecer entre si e com o contexto internacional. Esta iniciativa integra-se num programa de exposições e apresentação de obras da Colecção de Serralves especificamente seleccionadas para os locais de exposição, com o objectivo de tornar o acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

Álvaro Lapa, Anna JOTTA, Ângelo de Sousa, António Palolo, António Sena, Eduardo Batarda, Emília Nadal, Fernando Lanhas, João Vieira , Joaquim Rodrigo, Jorge Martins, Jorge Pinheiro, José Loureiro, José Pedro Croft, Julião Sarmento, Júlio Pomar, Nikias Skapinakis, Paula Rego e Rui Sanches são os autores patentes nesta exposição.

O programa para 2019 do Forum Arte Braga é completado por uma exposição da autoria do artista austríaco Oliver Laric (de 29 de Março a 22 de Junho), uma Colectiva de Jovens Artistas Portugueses (de 28 de Junho a 5 de Outubro) e uma mostra do artista portuense Jonathan Uliel Saldanha, de 11 de Outubro a 10 de Janeiro.

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é generalista, independente, plural e gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede. Só um jornalismo forte pode garantir qualidade no serviço oferecido aos leitores.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu contributo, ainda que simbólico, sob a forma de donativo.

MB Way: 919983484

Multibanco ou netbanking:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Arte

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.