13 e 20/1 Barcelos

Tradições | Barcelos canta os Reis pelas ruas da cidade

Tradições | Barcelos canta os Reis pelas ruas da cidade

 

 

 

Os cantares tradicionais em louvor do nascimento de Jesus vão soar pelas ruas da cidade de Barcelos, nos próximos dias 13 e 20 de janeiro, numa iniciativa que a Câmara Municipal promove em parceria com os ranchos folclóricos e outras associações do concelho, para comemorar o Dia de Reis.

 

 

Esta é uma tradição antiga que se tem vindo a recuperar e a afirmar como uma das manifestações culturais mais ricas da quadra festiva do Natal, reunindo, num só momento, o calor de 21 grupos de canto e dança etnográficos da região.

A iniciativa, que tem início às 14h30, nos dias 13 e 20 de janeiro de 2019, culmina na Avenida da Liberdade, local onde os grupos confluem para uma última atuação, depois de percorridos diferentes percursos da cidade.

A 13 de janeiro, percorrerão as ruas da cidade grupos etnográficos de Aldreu, Carapeços, Galegos Stª. Maria, Gilmonde, Martim, Moura, Tregosa, do concelho de Barcelos, mas também de Barroselas, em Viana do Castelo.

No fim-de-semana seguinte, a 20 de janeiro, será a vez de se fazerem e darem a ouvir, pelas ruas da cidade, os cantares de Abade do Neiva, Aguiar, Aldreu, Alvelos, Barcelinhos, Barcelos, Barqueiros, S. Miguel da Carreira, Oliveira e Vila Frescainha S. Martinho, todos de Barcelos.

Esta será uma das maiores produções de sempre dos Cantares dos Reis e fica marcada pelo contacto direto com a população, depois de ter passado pelo Pavilhão Municipal, pelo Teatro Gil Vicente e pela Câmara Municipal de Barcelos.

 

Fonte: Município de Barcelos

Imagens: (0, 3) Município de Barcelos, (1) Grupo Folclórico de Tregosa, (2) Ronda Típica da Associação dos Moradores do bairro da Misericórdia

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

Vila Nova é generalista, independente, plural e gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede. Só um jornalismo forte pode garantir qualidade no serviço oferecido aos leitores.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu contributo, ainda que simbólico, sob a forma de donativo.

MB Way: 919983484

Multibanco ou netbanking:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Mais recentes

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.