A tarde de 22 de dezembro foi de grande alegria para os aguçadourenses. O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, inaugurou a remodelação do Campo de Futebol de Aguçadoura. João Eiró, pároco da freguesia, efetuou, na altura, a respetiva bênção.
A sessão contou ainda com a assinatura de Protocolo entre o Município da Póvoa de Varzim e a União de Freguesias de Aguçadoura e Navais, tendo por objeto a cedência do direito de utilização gratuita e a gestão do equipamento.
Aires Pereira deixou claro que esta inauguração diz respeito “a parte da obra, pois esta só ficará concluída quando fizermos, na entrada, o novo edifício que será a sede [do Aguçadoura Futebol Clube], o apoio administrativo e o bar”. Agora que esta infraestrutura funcional se encontra concluída falta ainda “construir toda a vedação nova, o resto das bancadas, ou seja, temos ainda à volta de mais de 300 mil euros de obra para gastar. [Até agora] gastámos cerca de 800 mil euros no que já está concluído”.
O presidente da autarquia poveira reconheceu tratar-se de uma obra sui generis por ter uma “localização muito especial”, acrescentando que o facto de o Campo se encontrar situado “numa zona de reserva ecológica, ambientalmente protegida”, as alterações a efetuar teriam que garantir uma integração na paisagem. “Esta obra é, de todas as que temos em curso nas freguesias, a que está mais adaptada, melhor projetada”. Num registo pessoal, Aires Pereira assumiria mesmo gostar “particularmente desta”, talvez por considerar ser uma obra “bonita de se ver”.
Neste sentido, o edil deixou no ar a necessidade de se transmitir responsabilidade a todos quantos vão “utilizar este espaço”, alertando os futuros utentes do equipamento para terem “sempre o cuidado de o deixar ficar como o encontram quando aqui chegam. Se todos fizerem isto, teremos equipamento para muitos e bons anos. Se não tivermos o cuidado necessário e uma boa utilização do equipamento, teremos tudo degradado”. Assim sendo, apelou “cuidem disto como cuidam da vossa casa” porque “esta é a nossa casa comum”.
Na ocasião, o Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim revelou que estão a decorrer, em todo o concelho, um conjunto de obras para dotar as freguesias de equipamentos com o mesmo nível de qualidade para a prática desportiva que têm os equipamentos na cidade. “Tenho tentado encontrar um equilíbrio para que as pessoas não tenham necessidade de sair do seu local de residência para ir à cidade fazer seja o que for”.
A este propósito, divulgou estar em curso um investimento total de cerca de 2 milhões e meio de euros em obras deste tipo em todas as freguesias do concelho, pelo que a Póvoa de Varzim irá ficar, no seu todo, com um conjunto verdadeiramente invejável de equipamentos desta natureza para a sua população. “O mais importante que temos são as nossas pessoas. As pessoas têm que voltar a ser o centro da nossa preocupação. Não faz sentido fazermos obras de milhões de euros se as pessoas passarem dificuldades. É esta preocupação com as pessoas que nos deve continuar a mover”.
Na mesma altura, o Presidente da União de Freguesias de Aguçadoura e Navais, Fernando Rosa, definiu o momento como sendo de “uma reunião de todos os que contribuíram, no passado, para fazer desta nossa terra uma terra viva”. Agradeceu ao Aguçadoura Futebol Clube pela sua dedicação e acompanhamento da obra, bem como a toda a equipa envolvida nesta empreitada, deixando o agradecimento maior para o Presidente da Câmara porque “tornou o nosso sonho realidade”.
Fernando Rosa terminou com um apelo: “Vamos disfrutar deste bonito espaço, vamos zelá-lo e conservá-lo porque ele é de todos. Sabemos que a sua localização obriga a muita manutenção. Vamos, por isso, sobretudo respeitá-lo e fazer deste local de aprendizagem e formação de melhores jovens e pessoas um local de convívio”.
Fonte: Município da Póvoa de Varzim
Imagens: (0, 2, 3, 4) Município da Póvoa de Varzim, (1) Aguçadoura Futebol Clube
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983404
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL