Esposende

Indústria | Aquisição da Solidal pela Njord Parners garante futuro da empresa

Indústria | Aquisição da Solidal pela Njord Parners garante futuro da empresa

Pub

 

 

 

A Njord Partners LLP (em conjunto com as entidades afiliadas e com os fundos geridos “Njord”) acaba de anunciar que em 19 de dezembro de 2018 a Njord celebrou um contrato vinculativo de compra e venda (o “SPA”) para adquirir uma participação maioritária na Solidal – Condutores Eléctricos, SA, empresa de referência de Esposende e que emprega mais de 300 trabalhadores, que, por sua vez, é a única proprietária da Quintas & Quintas – Condutores Eléctricos, SA (“Solidal” ou “a Companhia”). A conclusão da aquisição (prevista para ocorrer em janeiro de 2019) resultará na aquisição, pela Njord, de aproximadamente 87,5% das ações da Solidal.

 

 

A Njord, em resultado do trabalho desenvolvido conjuntamente com a Solidal nos últimos meses, acaba de anunciar o compromisso com este grupo e as suas operações. A assinatura do SPA é um passo significativo na reestruturação geral do balanço que está a ocorrer para recapitalizar a empresa e reduzir significativamente o seu passivo.

A Njord está entusiasmada com as perspetivas futuras da empresa e confiante na resolução dos desafios recentes causados por questões de sobre-endividamento e capital circulante que estão a ser endereçados. A Solidal fica, assim, preparada para uma recuperação sustentável do seu desempenho e do seu crescimento futuro, que será apoiado pelos planos de investimento a longo prazo da Njord.

Este acordo de entendimento entre as duas empresas havia já sido alcançado em agosto passado, assinalado com uma primeira tranche defundos que permitiram alguma capitalização da empresa.

A Solidal – Condutores Eléctricos, S.A., juntamente com a sua subsidiária Quintas & Quintas – Condutores Eléctricos, S.A., é um dos principais fabricantes de cabos de energia e fornecedores de soluções integradas de transmissão e distribuição de energia na Europa. As empresas do grupo foram originalmente fundadas em 1967 e 1925, respectivamente, e forneceram com sucesso, cabos de energia (incluindo Alta Tensão, Média Tensão, Baixa Tensão, ASCRs e Condutores de Alumínio) a clientes e projetos em mais de 40 países.

O Grupo Quintas & Quintas é um grupo português de origem familiar, fundado em 1925 pelo Comendador Francisco Alves Quintas. Desde 2001, concentrou as atividades industriais em Esposende, com o intuito de maximizar sinergias funcionais e optimizar a rentabilidade do negócio com a total integração da sua gestão.

O Grupo Quintas e Quintas viveu sempre vocacionado para o desenvolvimento de condutores de energia, pautando a sua ação pela inovação e pioneirismo, desafiando continuamente os mercados com novas soluções e produtos, mas as a sua atividade industrial dos últimos anos não teve o desenvolvimento esperado. Já este ano, dificuldades de tesouraria, devido a restrições de financiamento bancário, fizeram com que a Solidal tivesse salários em atraso pela primeira vez na sua história.

“A Solidal emprega 330 pessoas, maioritariamente residentes nos concelhos de Esposende, Póvoa de Varzim, Barcelos e Porto”, refere a Círculo da Inovação. A Solidal e a sua subsidiária Quintas & Quintas – Condutores Eléctricos representam, no concelho de Esposende, “26% do volume de negócios e quase 8% do emprego na indústria transformadora local”.

Manuel Quintas, em nome do Grupo Quintas & Quintas, descreve a assinatura do acordo com a Njord Partners, o que fará com que a Njord se torne acionista majoritária do Grupo Solidal: “Este acordo permite à Solidal obter uma estrutura financeira estável e sustentável e consequentemente desenvolver a sua atividade a longo prazo, mantendo o foco nos seus principais stakeholders, nomeadamente os seus clientes, colaboradores e fornecedores “.

Arvid Trolle, co-gestor do portfólio da Njord Partners, referiu: “A Solidal é uma grande empresa, com produtos de alta qualidade e know-how técnico, servindo uma extensa e exigente base de clientes ao longo de décadas. Estamos determinados a continuar a crescer na empresa após os problemas financeiros do período recente. A assinatura do SPA é um marco importante na reestruturação global e contribuirá para um balanço mais saudável e operações mais estáveis. Entrar, em 2019, com as reestruturações operacionais e financeiras em grande parte ultrapassadas, ajuda a criar um futuro melhor para a empresa e estamos entusiasmados por fazer parte dessa jornada”.

A Njord Partners

 A Njord Partners é uma gestora de investimentos de situações especiais sedeada em Londres com 250 milhões de euros. Sob gestão possui dois fundos dedicados que criam em conjunto uma base de capital estável, considerável e de longo prazo. A Njord Partners foca-se em crédito alternativo, reestruturações, financiamento de resgate e recuperações possuindo uma ampla experiência em reestruturação financeira e operacional em várias jurisdições na Europa Ocidental.

 

Fontes: Solidal, SicNotícias e Círculo da Inovação

Imagem: Solidal

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária:

MB Way: 919983484

Netbanking ou Multibanco: 

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.