Animalia | Braga para Todos e Abandoned Pets organizam Natal para Todos

 

 

 

O Braga para Todos, em colaboração com a associação de proteção de animais de Braga Abandoned Pets, propõe para este domingo, 16 de dezembro, entre as 15h e as 18h, um convívio com oferta de lanche vegan e debates. Estes debates “têm o objetivo de promover o bem-estar animal e incluem também uma análise das [novas ] políticas de proteção de animais adotadas na cidade de Braga e que já começam a apresentar resultados”. O evento acontece na auditório da Junta de Freguesia de S.Victor e abrange temas como a CED – Captura-Esterilização-Devolução, que se iniciou em Braga há três meses com a associação Abandoned Pets incluída no projeto, a questão dos animais serem ou não prendas de Natal, a realidade dos animais usados para entretenimento e ainda sugestões para uma ceia de Natal sem sofrimento animal.

 

 

O Braga para Todos e a associação Abandoned Pets oferecem aos bracarenses mais uma tarde com debates seguidos de  lanche vegan gratuito. O objetivo é, nesta época de consumo excessivo, alertar os bracarenses para vários problemas que afetam, com maior incidência nesta éoca natalícia, os animais e ajudar os presentes a terem atitudes mais conscientes na hora de escolher a ceia ou mesmo oferecer animais, como explicita Elda Fernandes: “Cada vez com maior frequência, as pessoas têm animais de estimação e têm noção da responsabilidade que os mesmos acarretam. No entanto, no Natal há sempre um aumento de adoções e compra de animais, principalmente cães e gatos, o que à primeira vista parece ótimo, principalmente a adoção, mas a  realidade traduz-se claramente em números elevados de devolução e abandono dos animais após o período das Festas. Quando crescem, este problema também é recorrente. Nesse sentido, e como esta realidade é vivida ano após ano pela associação Abandoned Pets, que faz sempre uma seleção dos adotantes, achamos importante incluir este tema na agenda a época festiva, porque dar um animal é um compromisso para 15 anos em média. Assim, não pode ser uma decisão impensada e consequente de uma sociedade de consumo que tem com alvo objetos de desejo, mas que rapidamente os substitui. Um animal  é um ser que sente e precisa de cuidados diários e atenção”, conclui.

A propósito de um dos debates que irá promover, o Braga para Todos chega a elogiar o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, pelo não uso de animais no circo na cidade de Braga: “Este ano, o circo oferecido às crianças pela Câmara Municipal não tem animais. Se a decisão partiu de Ricardo Rio ficamos muito contentes, porque no ano passado pareceu reticente, mas um ano terá sido suficiente para o fazer refletir e entender  que o lugar de animais não é numa arena, mas no seu habitat natural. Mas não é apenas no circo que existem animais para fins de entretenimento, ou seja, para prazer humano. Há os zoos, os parques temáticos, por isso vamos mostrar porque os animais selvagens parecem obedecer a normas humanas e o que está por trás disso”.

Após os dois debates,  ainda haverá tempo para apresentar uma sugestão de ceia vegan e também avaliar o  CED – Captura-Esterilização-Devolução de gatos oriundos de colónias, iniciado há apenas três meses, em Braga, e que tem sido uma das bandeiras do Braga para Todos desde a sua constituição, “mas que carece de melhorias”, considera Elda Fernandes.

“A sessão será encerrada com uma intervenção sobre a CED pela Abandoned Pets. Ficaremos a saber como a associação está a atuar. “É um tema delicado, que vai demorar a surtir efeito. Só será possível uma avaliação correta quando passarem os 4 anos do protocolo. O Braga para Todos crê que a mensagem ainda “não foi comunicada de forma eficiente aos bracarenses”, pois tem recebido diversos pedidos de esclarecimentos”.

Convidando os presentes que tenham disponibilidade para o efeito para levar um saco de ração destinado às centenas de animais que a associação Abandoned Pets ajuda, direta e indiretamente, os organizadores oferecem, no final dos debates, um lanche vegan. Remata Elda Fernandes, em jeito de conclusão: “Nesta altura do ano há muitas atividades, com um cartaz de Natal alargado e para quase todos, mas os animais continuam a ficar de fora das opções políticas de Ricardo Rio [para esta altura]. Acreditamos que o nosso movimento faz sentido para assumir esta função através de debates, ações de rua e críticas que têm um único fim: Braga ser uma cidade verdadeiramente amiga dos animais e sermos das cidades com mais compaixão para com estes quer no Natal quer durante todo o ano pois precisam de nós. É nossa responsabilidade  proporcionar-lhes  o mínimo de sofrimento possível e mais amor.”

 

Fonte: Braga para Todos

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Deixe um comentário