A S. Silvestre de Braga é um marco desportivo para a cidade de Braga e um evento extremamente importante nos planos económico e turístico. Quem o afirma é Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação da 41.ª edição da prova, que sai para a estrada já no próximo domingo, 16 de dezembro, sendo esperados milhares de participantes.
“Esta prova é a reafirmação de um momento que marca o calendário desportivo do concelho. A S. Silvestre de Braga é já um momento alto na vida da cidade e assume um papel relevante a nível económico e turístico, uma vez que atrai cada vez mais participantes de todos os pontos do país e até de outras nacionalidades”, referiu Ricardo Rio, acrescentando que esta será “a melhor forma de finalizar um ano especial para Braga e para a programação da Cidade Europeia do Desporto”.
Até ao momento, estão inscritos atletas de 17 nacionalidades diferentes e a organização espera atingir um novo recorde de participantes, uma vez que são cada vez mais os bracarenses a adotarem a atividade desportiva como prática habitual no seu quotidiano. Neste momento, encontra-se já inscritos 3000 atletas. “A marcha e corrida é algo que está completamente entranhado na generalidade da população bracarense. Atualmente vemos pessoas de todas as idades e que nunca tiveram uma prática desportiva regular, a praticarem desporto nas ruas da cidade e isso deixa-nos extremamente orgulhosos”, concluiu o autarca de Braga, apelando à compreensão dos seus concidadãos para os eventuais constrangimentos que uma prova desta natureza provoca.
Já Sameiro Araújo, vereadora do Desporto do Município de Braga, destacou a enorme adesão que esta prova tem merecido por parte do bracarenses, mas também de participantes provenientes de outras localidades. “Desde 2013 que temos vindo a aumentar o número de participantes ao ponto desta prova se afirmar no calendário desportivo nacional. Neste ano tão especial para Braga, tenho a certeza que os bracarenses vão aderir em massa e fazer deste momento uma festa do Desporto”, referiu.
Organizada em parceria com a RunPorto, a São Silvestre de Braga irá contar com uma prova cronometrada de 10 quilómetros e uma caminhada de 5,7 quilómetros, sem fins competitivos. Com partida, pelas 19h00, e chegada na Avenida Central, a prova percorre as ruas do Centro Histórico de Braga, numa altura em que a cidade está ornamentada e iluminada pelas decorações de Natal. A S. Silvestre de Braga costuma envolver toda a comunidade no evento esperando-se milhares de pessoas a apoiar os atletas ao longo do percurso.
A competição contará com um grupo de atletas de elite entre os quais se destacam Mihail Lalev (SC Braga), Rui Pedro Silva (Sporting CP), Daniel Pinheiro (S. Salvador do Campo), Filomena Costa (ACD Jardim da Serra), Marta Martins (SC Braga), ou Carlos Costa (S. Salvador do Campo), José Moreira (Sporting CP) e Emília Pisoeiro (Recreio Desportivo de Águeda) e duas jovens atletas do Sporting Clube de Braga, Vanessa Carvalho – que ainda muito recentemente venceu a Meia Maratona de Famalicão – e Mariana Machado.
As inscrições para a quarta S. Silvestre mais antiga do país ainda decorrem online, no site da Runporto, sendo possível efetuar inscrições de última hora até sábado, dia 15, nas instalações do Inatel de Braga O levantamento dos kits de participante poderá ser feito no sábado, entre as 14h00 e as 19h00 e no domingo, dia da prova, entre as 10h00 e as 18h00, também nas instalações do Inatel de Braga.
Entre os muitos parceiros da organização, conta-se a ABB e a BMCar.
Fontes: Município de Braga e RunPorto
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária:
MB Way: 919983484
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL