A terceira edição do Ocupa, mostra de arte digital e música eletrónica de Braga, abre portas a um convidado internacional, o britânico Roly Porter, e apresenta um concerto encomendado a artistas locais, a apresentação pública do Clube de Inverno e um programa de conversas.
Nos últimos anos a cidade de Braga assumiu uma posição dianteira no domínio das media arts em Portugal, cimentada pela atribuição do título de Cidade Criativa da UNESCO e legitimada, entre outros, pelo sucesso internacional do festival SEMIBREVE, pelos já históricos Encontros da Imagem, pela oferta artística e formativa do gnration e pelo crescente número de artistas a operar nesta área.
O OCUPA, evento promovido pela cooperativa AUAUFEIOMAU com apoio da Câmara Municipal de Braga e gnration, visa promover uma perspetiva sobre a produção artística nos domínios da música eletrónica e arte digital por artistas oriundos ou residentes em Braga, componente vital para a plena afirmação de Braga como cidade de referência nas media arts.
Para a sua terceira edição o OCUPA abre a porta a um convidado internacional, o britânico Roly Porter (na foto), que se juntará a dois espetáculos baseados na participação de artistas locais: uma encomenda conjunta a David Machado, Dora Vieira e Tundra Fault, com visuais por Distorted Vision, e a apresentação final do Clube de Inverno, este ano liderado pela editora portuense Crónica. Também novidade será um programa de conversas sobre a relação entre tecnologia, arte e performance, com a participação de artistas e académicos.
programa de conversas
16:30 – Inteligência Artificial e Arte
Miguel Carvalhais (FBAUP), Rui Penha (ESMAE)
moderador: Alberto Simões (IPCA)
18:00 – Performance em música eletrónica
Roly Porter, Pedro Tudela (FBAUP)
moderador: Filipe Lopes (ESMAD)
programa de performances
22:00 – David Machado + Distorted Vision + Dora Vieira + Tundra Fault
A partir de encomenda do OCUPA, quatro artistas bracarenses apresentarão um novo trabalho. David Machado, Dora Vieira e Tundra Fault criarão nova música que será complementada por vídeo de Distorted Vision.
22:50 – Clube de Inverno, por Crónica
Apresentação pública do Clube de Inverno, espaço informal de encontro, para exploração e improvisação nos domínios da música e som. Nesta segunda edição, o Clube de Inverno fará uma homenagem ao 15º aniversário da editora de música experimental e eletrónica Crónica, contando com os seus artistas nos comandos da viagem.
23:40 – Roly Porter
Outrora parte integrante do pioneiro duo Vex’d, Roly Porter é nome a ter em conta na música eletrónica. Com “Third Law”, o mais recente disco, editado pela Tri Angle em 2016, Porter arrecadou as melhores críticas da imprensa especializada que o colocaram como uma figura de interesse deste então.
Fonte: gnration
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária:
MB Way: 919983484
Netbanking ou multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL