notícia . análise . contexto . opinião

30/11 a 6/1 Vila Nova de Famalicão

Ensino | Natal ecológico famalicense é ‘Natal sem Plástico’

Ensino | Natal ecológico famalicense é ‘Natal sem Plástico’

 

 

 

Cápsulas de café, rolhas usadas, pinhas, vasos, material têxtil e cartão, muito cartão. Tudo, menos plástico! “Natal sem plástico” é o tema da exposição do Natal Ecológico, deste ano, que foi inaugurada esta sexta-feira, no edifício dos Serviços Educativos do Parque da Devesa, na presença de muitas dezenas de crianças das escolas do concelho. Pinheiros de Natal bem originais, presépios de encantar, coroas e outras decorações natalícias, onde não falta a criatividade, imaginação e fantasia foram os motivos preferidos pelos participantes para realizarem os seus trabalhos e mostrarem as suas habilidades e bom gosto.

 

 

O “Natal sem Plástico” tem como objetivo sensibilizar para o uso excessivo do plástico e o gravíssimo problema que este material representa para o ambiente. Assim, desafiaram-se as instituições educativas a elaborar criativamente símbolos natalícios (árvores de natal, presépios, coroas,) com materiais reutilizados ou reciclados, mas com a exclusão do plástico.

A exposição conta com um total de 23 trabalhos que envolveram 1745 participantes de 18 escolas e instituições educativas no concelho: Jardim-de-Infância de Barranhas – Vilarinho das Cambas, EB1 de Valdossos – Fradelos, Jardim-de-Infância de Louredo – Calendário, Escola Profissional CIOR, Centro Escolar Luís de Camões – Desenvolvimento do Plano de Turma, EB1/ Jardim-de-Infância de Oliveira Santa Maria, EB 2,3 Júlio Brandão, Centro Escolar de Antas, Centro de Apoio Ocupacional AFPAD, EB de Vale do Este e Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (8 escolas do 1º ciclo).

A iniciativa, que já vai na sua 17.ª edição, é promovida pelo município de Vila Nova de Famalicão em desafio anualmente lançado às escolas e instituições do concelho. O vereador do Pelouro do Ambiente, Pedro Sena, esteve presente no evento.

A mostra está patente até 6 de janeiro e pode ser visitada de segunda a quinta-feira, das 9h00 às 18h00 e às sextas das 9h00 às 12h30. Nos domingos de 9 e 16 de dezembro, as portas estão abertas para visita das 14h30 às 17h30. A entrada é livre.

 

Fonte: Município de Famalicão

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.