“Circo de Papel é um projeto dedicado ao Circo Contemporâneo e ao Novo Circo. Uma tenda destinada em exclusivo ao desenvolvimento e criação artística com o objetivo de levar a magia do espetáculo a todos os públicos. Um espaço de emoções, de imaginação e do extraordinário que surge materializado na forma de uma tenda em homenagem às origens do circo, um espaço itinerante de partilha e descoberta, onde a exploração de animais não tem lugar.” Estas foram as palavras de Bruno Machado, diretor geral do INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo, e diretor artístico e encenador do espetáculo “Bairro” sobre o projeto de Natal dedicado a miúdos e graúdos. Os espetáculos arrancaram no passado dia 23 de novembro, numa tenda erguida no Parque da Juventude de Famalicão.
Como surgiu o Circo de Papel?
A ideia surgiu com o intuito de trazer ao povo famalicense artistas de qualidade, bem como uma visão atual do circo, permitindo a crianças e adultos o contacto com um espetáculo diferente do habitual, “fomentar a criatividade, a sensibilidade e o pensamento”. O projeto tem como base uma reflexão sobre a ligação que o circo tem com a época natalícia em Portugal. Aliás, “Bairro” é uma proposta do INAC que tem como “ponto de partida a pesquisa e observação das relações humanas e do modo como o poder se pode comportar”. No fundo, são retratos de uma história de amor e entreajuda e de uma luta bem-sucedida contra alguém que representa o poder destrutivo e aquilo que não queremos como exemplo na sociedade.
De facto, e segundo Bruno Machado, “é um espetáculo sobre todos nós, sobre a importância de nos conectarmos e de estarmos mais próximos do outro”. Com efeito, este espírito parece encaixar-se naquela que é a essência do INAC, que consiste em trazer o circo a todos os públicos, proporcionando uma nova oferta e enriquecendo o panorama cultural do concelho.
Tendo em conta que a mensagem que se pretende transmitir é a de amor e compaixão, o diretor do INAC revelou que, apesar de esta ser “uma proposta diferente do habitual, o feedback tem sido bastante positivo”.
Quando estará em cena o Circo de Papel?
Num cenário envolto de fantasia, os espetáculos decorrem até 6 de janeiro com sessões para as escolas (de terça a quinta-feira, às 10h00, com reserva antecipada) e para o público em geral às sextas-feiras, às 18h00 e às 21h30, aos sábados e domingos às 10h00, 15h00, 21h30, e sessões extra nos dias 24 de dezembro, às 10h00, e 1 de janeiro, às 15h00.
O Instituto Nacional de Artes do Circo localiza-se em Ribeirão, freguesia de Famalicão, num espaço dedicado ao circo contemporâneo, que dispõe de uma área de escola e treino, assim como uma área para residências artísticas. É, ainda, um ponto de encontro de artistas profissionais e estudantes de circo.
O “Circo de Papel” insere-se na campanha de Natal de Famalicão 2018, que é promovida pela Câmara Municipal de Famalicão em colaboração com a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF).
Os bilhetes para o espetáculo “Bairro” podem ser adquiridos na bilheteira, no local do espetáculo ou acedendo à página Circo de Papel.
Circo de Papel traz alegria, partilha e magia ao Natal de Famalicão
Imagens: Município de Famalicão
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.