Literacia 3Di | A 4ª edição do desafio pelo Conhecimento já iniciou

Literacia 3Di | A 4ª edição do desafio pelo Conhecimento já iniciou

Pub

 

A primeira fase do concurso LITERACIA 3Di, promovido pela Porto Editora a nível nacional, decorre de 19 a 30 de novembro e vai avaliar as competências dos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico nas áreas de Matemática, Ciência, Leitura e Inglês.

 

 

São 160 mil os alunos do 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos que, por esta altura, se preparam para as provas de Matemática, Ciência, Leitura e Inglês (respetivamente) da LITERACIA 3Di – o desafio pelo conhecimento. A primeira fase desta quarta edição acontece já a partir da próxima segunda-feira, dia 19 de novembro, e termina no dia 30 de novembro.

Os alunos que obtiverem o melhor resultado em cada agrupamento escolar (ou estabelecimento de ensino não agrupado) serão apurados para a segunda fase, agendada para março de 2019, nas capitais de distrito. Aí serão encontrados os grandes finalistas que, no dia 17 de maio de 2019, vão competir pelo título de campeões nacionais de literacia, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa.

Na última edição os vencedores das diferentes fases receberam uma viagem a Cambridge com frequência de aulas de Inglês, bolsas de estudo, tablets , smartphones e livros . Além disso, as escolas dos campeões nacionais de literacia receberam 5000,00 € para aquisição de material didático.

Mas nem só de prémios se faz a LITERACIA 3Di – quem o diz são os alunos e as respetivas famílias, alegando que esta é “uma experiência muito positiva e enriquecedora” e “uma belíssima via de estimular a aprendizagem”. Este é, para muitos, “um desafio para querer aprender mais, para querer saber”.

Para os campeões nacionais de literacia 2017-2018, esta é uma “experiência única” e, por isso, recomendam a participação a todos os alunos. Mas a competição não será fácil porque eles voltaram a inscrever-se.

A Porto Editora é responsável pela organização desta iniciativa que é já a maior na área da Educação em Portugal, e o desenvolvimento das provas é feito por uma equipa multidisciplinar, coordenada pela Prof.ª Dra. Glória Ramalho, à exceção do Inglês, que é da responsabilidade da prestigiada Cambridge Assessment English.

Esta iniciativa única conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e com o apoio de importantes instituições e personalidades ligadas à Educação e Cultura.

As inscrições decorreram entre 1 e 19 de outubro.

 

Fonte: Porto Editora

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede. 

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.