26 a 30/11 Barcelos

Cidadania | Semana para a Igualdade e a não Discriminação assinalada com Barcelos MAIS IGUAL

Cidadania | Semana para a Igualdade e a não Discriminação assinalada com Barcelos MAIS IGUAL

 

 

 

Decorre na semana de 26 a 30 de novembro, no concelho de Barcelos e organizada pela respetiva Câmara Municipal, a Semana para a Igualdade e a não Discriminação sob o mote “Barcelos Mais Igual – Igualdade, Cidadania, Parcerias e  Desenvolvimento”.

 

 

Barcelos, Cidade Educadora, pugna pelo primeiro principio das cidades educadoras – “Construir uma cidade que cumpre o direito à igualdade”. Será, por isso, um dos pontos emblemáticos da programação o  hastear da Bandeira “Cidade Educadora” no dia 30 de novembro, data de encerramento do programa.

Barcelos, integrada na rede das Cidades Educadoras, vem permitindo uma nova forma de ver e pensar a cidade, bem como a integração da necessidade de um esforço maior para criar, pela via da educação, da cultura e das políticas sociais, as condições e o ambiente perfeitos para o crescimento de cada um, num contexto de respeito por todos e num movimento contínuo de desenvolvimento sincronizado de toda a comunidade e de todo o território.

A  Semana para a Igualdade e a não Discriminação começa com a sensibilização de rua, no âmbito da celebração do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que será realizada em diversos locais da cidade.

Os temas “Igualdade de Género no Poder Local” e a “Conciliação da Vida Pessoal, Familiar e Profissional” são temas debatidos e dirigidos aos técnicos do Município, que enquanto Cidade Educadora procura assumir um compromisso com a inclusão social e a diversidade cultural, tendo como objetivo permanente o enriquecimento da vida dos seus cidadãos”.

Para além destas ações, na  Semana para a Igualdade e a não Discriminação, está prevista a abertura de um espaço para a igualdade, a funcionar no gabinete de Coesão Social da Câmara Municipal de Barcelos; a apresentação do Plano Municipal para a Igualdade; o reforço das parcerias com os parceiros-chave que trabalham esta temática no terreno, com projetos apoiados pelo Município (GASC e SOPRO); a continuidade de políticas que promovam a igualdade; e a continuação de integração de pessoas mais vulneráveis.

Na área da Igualdade e não Discriminação, a Câmara Municipal tem vindo a implementar diferentes projetos, nomeadamente: a criação do Projeto Piloto de Mediador Municipal; o projeto “Conta Mais” (combate ao estigma da comunidade cigana, dando importância à condição da mulher); a assinatura, em 2014, do protocolo de cooperação entre a Comissão para a Cidade e Igualdade de Género e o Município de Barcelos; a candidatura, em 2016, no âmbito do Programa ESCOLHAS 6G – Projeto Galo@rtis entre outras ações de sensibilização; a adesão, no ano passado, do Município de Barcelos e da Rede Social ao Roteiro para a Igualdade promovido pela Associação ANIMAR em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, com a intermediação da CIM Cávado; o interesse, manifestado este ano, na adesão do Município à Rede de Municípios Solidários; o projeto da  Casa Abrigo1, desde 2005,  que constitui um recurso localizado no concelho (esta resposta é promovida pelo Grupo Ação Social Cristã – GASC); o apoio do Município de Barcelos ao Projeto SOPRO FEMININO, promovido pela associação SOPRO – Solidariedade e Promoção; entre outros.

O culminar do programa acontece no dia 30 de novembro, com o hastear da bandeira”Cidade Educadora”, no sentido de Barcelos sendo Cidade Educadora pugna pelo primeiro principio das cidades educadoras  “Construir uma cidade que cumpre o direito à igualdade”.

 

Fonte: Município de Barcelos

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede. 

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Agenda, Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.