Póvoa de Varzim

Obras Municipais | Aver-o-Mar terá novos arruamentos

Obras Municipais | Aver-o-Mar terá novos arruamentos

Pub

 

 

 

 

Alameda Jardins de Aver-o-Mar, Rua Arquiteto Fernando Távora e Rua da Imprensa Regional (continuação) serão os nomes dos novos arruamentos na freguesia de Aver-o-Mar que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim irá revalorizar.

 

 

A proposta de atribuição destas designações toponímicas foi apresentada na reunião de câmara de anteontem, 20 de novembro, pela Comissão Municipal de Toponímia, e aprovada pelo executivo.

Sobre este assunto, o Presidente da Câmara, Aires Rodrigues, transmitiu que “a Rua da Imprensa Regional passa a ter um prolongamento para nascente devido às novas edificações que estão a ser construídas no acesso ao Hotel Axis. A Alameda Jardins de Aver-o-Mar será a alameda que vai ser construída entre a Rua do Clube Desportivo da Póvoa e a Rua Cidade da Póvoa de Varzim por força do prédio que lá está a ser construído. Outra nova rua está a ser feita junto à Clipóvoa. Vamos atribuir-lhe o nome do Arquiteto Fernando Távora, o primeiro arquiteto a debruçar-se sobre o estudo do Parque da Cidade. É homenagem que considero justíssima a um dos nomes maiores da arquitetura portuguesa”.

O executivo aprovou entretanto um protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade no sentido de ser criado um local de acolhimento temporário para todo o tipo de vítimas de violência doméstica, esclareceu Aires Pereira, acrescentando que “teremos um espaço, dois apartamentos, no caso, onde possamos, de forma temporária, acolher as situações de emergência”. O Município da Póvoa de Varzim vai suportar as despesas com a contratação dos técnicos e as despesas relacionadas com o funcionamento dos apartamentos, como água e luz. O edil entende que este “é um passo importante dentro da política municipal para a igualdade no sentido de podermos também cobrir esta área para qual até hoje não havia respostas no concelho da Póvoa de Varzim”.

Foi também aprovado um protocolo com a Administração Regional de Saúde do Norte para a criação da cadeira dentista na USF Caminho de Santiago, sediada em Rates. O autarca explicou que “a Câmara suporta as despesas com a instalação técnica, no montante de 44 mil euros (aquisição cadeira e mobiliário), e o Serviço Nacional de Saúde suportará as despesas com os profissionais e com o material necessário”.

O executivo aprovou o Programa Eco-Escolas que este ano abrange mais duas escolas do que no ano anterior. Trata-se de uma parceria com a Associação Bandeira Azul e é um programa fundamentalmente de sensibilização às crianças para as boas práticas ambientais. Aprovou ainda a atribuição de subsídios destinados à aquisição de material escolar para alunos do 1º CEB com escalão 1 (A) e 2 (B) e um conjunto de apoios para atividades diversas como: Grupo dos Amigos do Museu (Projeto de Recuperação da Cividade de Terroso), Festas da Imaculada Conceição e Associação Nós da Dança para a promoção da dança na nossa cidade ao longo deste ano no montante de 10 mil €.

 

Fonte: Município da Póvoa de Varzim

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

Vila Nova é generalista, independente, plural e gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede. Só um jornalismo forte pode garantir qualidade no serviço oferecido aos leitores.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu contributo, ainda que simbólico, sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Política

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.