Famalicão promove mega-campanha de adoção de árvores autóctones

 

 

 

O município de Vila Nova de Famalicão vai assinalar o Dia da Floresta Autóctone, que se comemora na próxima sexta-feira, 23 de novembro, com uma mega campanha de adoção de árvores, promovida com o apoio das Comissões Sociais Inter-Freguesias (CSIF’s), envolvendo e mobilizando todo o território do concelho.

Ao todo estão abrangidos dez locais das áreas de intervenção das CSIF’s. As ações vão decorrer na sexta-feira e no sábado e vão disponibilizar quatro mil plantas (400 em cada espaço) de 13 espécies diferentes.

Na sexta feira entre as 9h00 e as 17h00, a campanha decorre na Escola Básica de Gondifelos. No sábado, entre as 9h00 e as 13h00, realizam-se ações de adoção de árvores na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Famalicão; na Escola Básica do Vale do Este, em Arnoso Santa Maria; na Escola Básica do 1.º Ciclo de Delães; na Casa Cardeal Cerejeira, de Lousado; na Escola Básica do 1.º Ciclo de Castelões; na Escola EB1 de Mato da Senra, em Joane, e no Centro Social e Paroquial (edifício novo), de Ribeirão. Das 14h às 18h, a ação segue para a sede de escuteiros de Vale S. Cosme e entre as 15h00 e as 22h00 será ainda possível adotar árvores no Centro Social de Lagoa.

Refira-se que a iniciativa está inserida no âmbito do projeto “25 mil árvores para 2025”, cujo objetivo é a reabilitação de aproximadamente 25 hectares do território concelhio através da plantação de 25 mil árvores e arbustos nativos da região em áreas urbanas, espaços rurais, ao longo das linhas de água e em montes e serras.

Com estas quatro mil árvores, o projeto chega às 13 mil árvores plantadas no concelho ultrapassando a metade do objetivo para 2025.

Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “mais importante que os números é a mensagem que este projeto leva até à comunidade, de olharmos de uma forma diferente para a nossa floresta. Cada vez mais, as pessoas estão sensibilizadas para a importância de protegermos o ambiente e a biodiversidade e isso deve-se a muitas destas iniciativas”.

O autarca salienta ainda o “grande envolvimento e participação das instituições famalicenses neste projeto”, referindo que “quando isto acontece é mais fácil preservarmos o ambiente”.

Imagens: Município de Famalicão

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Deixe um comentário