Desfile de moda pela diversidade pretende abrir portas a “sonhos” de mulheres com dificuldades de integração social, nos vários contextos, devido à sua condição física ou faixa etária. O Município de Guimarães apoia o evento “Curvas Reais” que visa a realização de um desfile, com a participação de estilistas de renome internacional e os alunos da CENATEX, convidados para realizar peças de vestuário para tamanhos grandes. Os modelos serão as mulheres vimaranenses.
O casting para este desfile terá lugar no próximo sábado, 24 de novembro, na Plataforma das Artes e Criatividade (09h00 às 12h00 e das 14h00 às 19h00), cuja única condição é vestir tamanho 40 ou superior.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães destacou a “forte dimensão social” na promoção deste evento, ultrapassando o conceito dos estereótipos da moda. Adelina Pinto salientou a “necessidade de aceitar a diferença e assumir a identidade, sem que isso contribua para a diminuição enquanto pessoa”. A conferência de apresentação do evento “Curvas Reais em Guimarães” teve lugar esta segunda-feira com as presenças da vice-presidente da Câmara Municipal, Adelina Pinto, da Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira e Yolanda Cortizo, mentora do projeto.
Depois de Paris, este evento terá lugar na Cidade-Berço. Yolanda Cortizo explicou que a ideia nasceu da vontade em “criar um movimento pela diversidade e de acesso a todas as mulheres”. Apresentou exemplos de mulheres que “perdem autoestima” e através deste evento “têm oportunidade de voltar a brilhar”.
“A elegância não tem idade nem tamanho” é o slogan que dá o mote para sensibilizar a comunidade para esta temática, pretendendo capacitar mulheres que se encontram desmotivadas por dificuldades de acesso a guarda roupa adequado às suas formas, levando-as a extremos de isolamento.
Neste contexto, pretende-se realizar um desfile de moda, com mulheres de Guimarães, selecionadas através de um casting, que serão modelos de passerelle das coleções de vários estilistas de renome internacional, e de alunos das escolas profissionais convidados para realizar peças de vestuário para tamanhos grandes. O desfile de moda será realizado em 2019, com data e local ainda a designar.
Esta ação será concretizada através da Divisão de Ação Social, da Educação, da Cultura e do Gabinete de Relações Públicas da Câmara Municipal de Guimarães.
Tess Holiday foi capa da edição inglesa de outubro da revista feminina Cosmopolitan. De origem americana, a modelo, atualmente com 33 anos, tem sido porta-voz de uma campanha contra os padrões de beleza instituídos. Tess Holiday define-se a si mesmo como uma “ativista do corpo positivo”. O movimento social de aceitação do excesso de peso e gordura física – também conhecido, no original por fat activism ou size acceptance tem estado presente nos últimos anos tendo em vista a mudança de atitudes para com estas pessoas frequentemente alvo de condenação social por essa razão, ainda que não explicitamente.
Fontes: Município de Guimarães, Jornal de Notícias e Wikipedia
Imagens: (0) Tess Holiday, (1) Município de Guimarães
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é generalista, independente, plural e gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede. Só um jornalismo forte pode garantir qualidade no serviço oferecido aos leitores.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu contributo, ainda que simbólico, sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL