Zélia Gonçalves, professora do 1º Ciclo de Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, acaba de lançar ‘Mãe Tudo / Mai Todo‘, um livro “que desenvolve e promove competências sociais e emocionais nas crianças, tais como adaptabilidade, autorregulação, comunicação, pensamento criativo, resiliência e/ou resolução de problemas”.
‘Mãe Tudo / Mai Todo‘ é um projeto no domínio da Educação e de Filosofia para crianças, editado pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática (APEFP). Pretende ser uma espécie de pequeno “manual de orientação para professores, uma vez que, sob a forma de sinopse, se relembra como acabar com o comportamento débil da criança em 5 tempos, incluindo ainda diversos planos de aula”. Segundo a autora, o livro inclui “um portefólio de imagens a preto e branco para que possam ser pintadas e, desta forma, a criança poder dar asas à criatividade e treinar a motricidade fina”.
O livro chama-se “Mãe Tudo / Mai Todo”. Na sua base, esteve o “conceito de mãe, em particular no que à doçura da figura materna diz respeito, em que há um tudo que se completa através da imagem e da frase”.
“O entusiasmo pelo despertar consciências de que a mãe é um tudo foi o ponto chave para este livro”, afirma Zélia Gonçalves, “tal como a leveza, mas também a profundidade, das frases que fazem desta obra um livro que tem a convicção e a esperança de fazer pensar e refletir”, mediante momentos de tomada de consciência filosófica adequada à faixa etária dos mais pequenos. “Esta emoção é ainda partilhada em mirandês e tem um toque especial, o que é uma razão suplementar de motivação para não deixarmos de o ler para aprender”.
A garantia do cheiro a chocolate que desperta os sentidos, tal como o CD incluído no mesmo com a tradução em Língua Gestual Portuguesa e uma música – “Simbiose” – que transcende o espaço, o tempo e transporta em viagem quem a ouve são ainda motivos de interesse suplementar desta obra.
Fonte: Zélia Gonçalves
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL