16/11 Póvoa de Varzim

Dia Nacional do Mar assinalado na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto

Dia Nacional do Mar assinalado na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto

Pub

 

 

 

No âmbito do Dia Nacional do Mar – 16 de novembro, sexta-feira, o Município da Póvoa de Varzim, atarvés da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, promove várias iniciativas sobre o património marítimo, dirigidas a diferentes públicos, no sentido de reforçar as raízes culturais marítimas.

Na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto estará patente a mostra documental Os Faróis na Póvoa de Varzim, bem como haverá um destaque bibliográfico sobre os Faróis de Portugal.

Serão divulgados e disponibilizados documentos existentes na Biblioteca Municipal, dos quais destacamos: monografias, fotografias, registos e recortes de imprensa.

Na manhã desta sexta-feira, às 10h30, o Professor José Abel Carriço orientará a sessão A Música e os Sons do Mar. Esta atividade pedagógica aborda a importância do mar como fonte de inspiração para a composição de temas musicais e a sonoridade do mar.

De tarde, pelas 15h00, as Artes & Ofícios dão a conhecer a vida de um Faroleiro, sendo dinamizada por Osvaldo Concha Rodrigues, Encarregado da Secção de Balizagem na Capitania do Porto da Póvoa de Varzim.

O papel dos faróis e dos faroleiros tem vindo a transformar-se. Dantes, um faroleiro precisava de ativar um mecanismo de horas a horas para que o farol funcionasse. Hoje, o sistema está quase todo automatizado.

O farol deve representar para quem anda no mar um factor de segurança, de ajuda. O farol sempre foi o elo de ligação entre quem está no mar, sujeito às intempéries, e a costa, onde por natureza o ser humano habita, a terra.

O Dia Nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de Outubro de 1997. Um ano mais tarde, em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.

Leia connosco.Mais de 9 milhões de livros à sua espera.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

Imagens: M PVZ

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura, Mar

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.