26/10 Vila Nova de Famalicão

Património | Famalicão debate reabilitação e entrega Prémio Januário Godinho

Património | Famalicão debate reabilitação e entrega Prémio Januário Godinho

 

 

“A Linha do Tempo e o Tempo de Reabilitar” é o tema do colóquio que vai realizar-se no próximo dia 26 de outubro, no Centro de Estudos Camilianos, em Vila Nova de Famalicão, reunindo um conjunto diversificado de especialistas nacionais nas áreas da arquitetura e do património.

A iniciativa, que se insere no âmbito da 3.ª edição do Festival Visão’ 25 que decorre em todo o território concelhio sob o lema “Comunidade de Futuro”, pretende promover a reflexão sobre a evolução da arquitetura tradicional até à contemporânea e as atuais dinâmicas de reabilitação segundo os contextos dominantes no território famalicense (rural, urbano, industrial).

Durante o colóquio, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, irá entregar o Prémio de Reabilitação Januário Godinho. O galardão, que será entregue pela primeira vez, foi instituído pelo município famalicense e pretende premiar a melhor reabilitação de edifício no concelho. De periodicidade bianual, o Prémio Januário Godinho, que leva o nome do autor do atual Mercado Municipal, tem um valor pecuniário de 7 mil euros, cabendo 2 mil euros ao promotor da obra e 5 mil à equipa projetista. O prémio será entregue pelas 14h30.

Entretanto, a iniciativa arranca pelas 9h30 com a sessão de abertura. Segue-se o painel “A linha do Tempo”, onde serão debatidos os temas “Ocupação Romana entre Douro e Minho”; “Arqueologia de Vila Nova de Famalicão”; “Casas de Brasileiro”; “Regionalismo Crítico” e “Arquitetura Moderna e Religiosa”.

Pelas 14h45, arranca o segundo painel “O Tempo de Reabilitar”, com os temas “Reabilitar em Contexto Rural”; “Reabilitar em Contexto Urbano” e “Reabilitar em Contexto Industrial”.

A participação é livre mas a inscrição é obrigatória e limitada à lotação da sala. As inscrições decorrem no site do Município de Famalicão.

Refira-se que o colóquio está articulado com a organização da iniciativa #passadoemfamalicao e que tem desafiado os famalicenses a partilharem nas redes sociais uma fotografia atual em espaços de Famalicão com uma fotografia antiga na mão, recordando histórias e memórias que liguem àquele espaço.

 

Fonte: Município de Famalicão

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. 

A Vila Nova é generalista, independente, plural e gratuita para os leitores e sempre será. 

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à manutenção e desenvolvimento na rede. Só um jornalismo forte pode garantir qualidade no serviço oferecido aos leitores.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu contributo, ainda que simbólico, sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.