26 a 28/10 Braga

Música | ‘Descentra’. Concertos comentados nas freguesias de Braga

Música | ‘Descentra’. Concertos comentados nas freguesias de Braga

 

Nos dias 26, 27 e 28 de outubro, numa iniciativa que o Município de Braga tem vindo a promover de há tempos a esta parte, ocorrem um conjunto de concertos comentados pela Camerata Sinfonietta de Braga nas freguesias de S. Victor, Crespos e Pousada, Arentim e Cunha. A iniciativa, denominada ‘Falando de Música’, realiza-se no âmbito do programa ‘Descentra’ e tem como objetivo conferir maior dinamismo cultural às freguesias situadas fora do centro urbano.

 

 

O primeiro concerto realiza-se a 26 de outubro, às 21h30, na Igreja de S. Victor. No dia 27, às 17h00, a iniciativa decorre em Crespos e Pousada e, no dia 28 de outubro, em Arentim e Cunha.

Com estes concertos, que integram também o programa do ‘Música ao Centro’, o público poderá conhecer as histórias que estão na raiz de duas obras chave da música para cordas, por uma camerata de músicos profissionais naturais do concelho de Braga.

Os concertos são de entrada livre.

Património Musical das freguesias de Vilaça e Fradelos

No dia 27 de outubro, o Município inaugura a exposição sobre o Património Musical das freguesias de Vilaça e Fradelos. A cerimónia decorre na Junta de Freguesia de Fradelos, às 21h30, e inclui um concerto ‘Opus. Fun’, com Miguel Teixeira (flauta), Renato Duarte (viola dedilhada) e Diana Gil (percussão). A entrada é livre.

O projecto Património Musical do Concelho de Braga teve início em 2016 com a criação de uma rede de exposições e concertos nas freguesias do concelho bracarense. Trata-se de um projecto que abarca investigação musicológica e etnomusicológica e concretiza-se através de uma parceria o Município de Braga e a Associação Cultural Suonart, coordenado pela professora Elisa Lessa, Professora Associada na Universidade do Minho.

Conhecer e valorizar, preservar e fruir o património musical do Concelho e em particular o património das freguesias fora do centro urbano, valorizar o potencial cultural e humano de cada uma das freguesias e promover a educação cultural, estética e humanística das populações são os objectivos deste projecto.

 

Fonte: Município de Braga:

Imagens: (0) Cameratta Sinfonietta de Braga, (1) Opus. Fun, (2) Associação Suonart

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbankimg.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Agenda, Arte, Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.