As comemorações do Dia Internacional do Idoso, através de um programa desenvolvido pela Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães, iniciaram esta segunda-feira, 8 de outubro, com um workshop alusivo ao tema “Alzheimer e outras demências – da prevenção ao tratamento”.
A sessão de abertura contou com a presença da vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, do Provedor do Idoso, José Lopes, sob orientação de Filomena Santos, psicóloga clínica e da saúde, perante uma plateia composta por vários técnicos ligados a instituições do concelho.
Paula Oliveira realçou a preocupação da Câmara Municipal em despertar a discussão à volta do tema, advertindo que “não há respostas absolutas e as respostas que existem devem ser transversais” à medida de cada caso, perante “um longo caminho ainda a percorrer”, sublinhou a vereadora da Ação Social.
Filomena Santos lembrou que Portugal é o quarto país da OCDE mais envelhecido e a prevenção é a melhor medida para o combate às doenças de demência e Alzheimer. Nesta medida, através das ações desenvolvidas, a autarquia de Guimarães “está sensibilizada” e foca um “apelo à consciencialização da demência” com o objetivo de proporcionar um envelhecimento da população com qualidade de vida.
O programa do Dia Internacional do Idoso prossegue esta terça-feira, 9 de outubro, com um espetáculo de variedades no Multiusos de Guimarães que inclui a participação do Cercissons (CERCIGUI), do Grupo Folclórico da UNAGUI, do Grupo de Concertinas do Encontro de Saberes e também do artista Marco Génio.
O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.
Em Guimarães, a Divisão de Ação Social da Câmara Municipal está a organizar as Comemorações do Dia Internacional do Idoso com atividades que decorrerão entre os dias 8 e 12 de outubro. As atividades incluem o workshop subordinado ao tema “Alzheimer e outras demências”, hoje realizado, um espetáculo de variedades no Pavilhão Multiusos de Guimarães, que inclui a participação do Cercissons (CERCIGUI), do Grupo Folclórico da UNAGUI, do Grupo de Concertinas do Encontro de Saberes e também do artista Marco Génio, sessões de hidroginástica e de musicoterapia e um conjunto de rastreios nas áreas da visão, da audição e da Diabetes. Destaque-se que alguns destes rastreios decorrem nas instalações do Multiusos e outros no CliHotel.
A novidade no programa deste ano, pelos momentos salutares de encontro e diversão, são os convívios que vão decorrer na sexta-feira, 12 de outubro, entre várias instituições locais e os projetos sociais em curso no concelho.
O momento alto do programa acontecerá no dia 10 de outubro, quarta-feira, pelas 14h30, com a celebração da Eucaristia Sénior, presidida pelo Reverendíssimo Pe. Constantino e Sá, Arcipreste de Guimarães e Vizela.
8 de outubro (segunda-feira)
10h00 – Biblioteca Municipal Raul Brandão | Worshop: Alzheimer e outras demências – Da prevenção ao Tratamento
9 de outubro (terça-feira)
14h30 – Multiusos de Guimarães | Espetáculo de Variedades: Cercissons – Grupo de Percussão CERCIGUI; UNAGUI – Grupo Folclórico; Encontro de Saberes – Grupo de Concertinas; Marco Génio.
10 de outubro (quarta-feira)
14h30 – Multiusos de Guimarães | Eucaristia Sénior presidida pelo Reverendíssimo Pe. Constantino e Sá, Arcipreste de Guimarães e Vizela
11 de outubro (quinta-feira)
09h00 – Clihotel Aula de Hidroginástica
10h00 às 17h00 Rastreios (visão e audição) e Optometria Tempo Livre – Complexo de Piscinas de Guimarães 2 sessões de hidroginástica 4 sessões de musicoterapia
11h15 e 15h00 Rastreio à diabetes
12 de outubro (sexta-feira)
Convívio entre Instituições e Projetos Sociais
14h30 – A Casa do Povo de Briteiros recebe os Projetos Sociais Raízes; Castreja e Enredate com sede na Casa do Povo de Serzedo; o Centro Social Paroquial de Ronfe recebe os Projetos Sociais “Então Vamos” e “Encontro de Saberes”; a Unidade de Cuidados Continuados Integrados de S. Pedro/Polvoreira recebe os Projetos Sociais “Candoso Ativo”; “Intervenção Local”; “Gandarela + Vida” e UNAGUI.
Recorde-se que Guimarães foi o primeiro concelho do Portugal a criar a figura do Provedor do Idoso, em 14 de outubro de 2016, através de um protocolo de cooperação assinado entre a Comissão de Proteção ao Idoso (CPI) e o Município de Guimarães.
O Provedor do Idoso é um elemento de ligação da comunidade vimaranense à autarquia, assegurando a representatividade da população sénior na definição das suas políticas para o envelhecimento. Guimarães possui cerca de 20000 idosos, 3000 dos quais vivem sós.
Os atendimentos são realizados mediante marcação prévia nos serviços de Ação Social da Câmara de Guimarães, decorrendo às sextas-feiras de manhã.
Fonte: Município de Guimarães
Imagens: Município de Guimarães
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbankimg.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL