19 e 20/10 Barcelos

Ler | Encontro de Bibliotecas debate Bibliotecas em Linh@: Leitura, Inclusão, Flexibilidade Curricular

Ler |  Encontro de Bibliotecas debate Bibliotecas em Linh@: Leitura, Inclusão, Flexibilidade Curricular

 

 

O Encontro de Bibliotecas de Barcelos, com o objetivo de promover a leitura e o livro, vai decorrer nos dias 19 e 20 de outubro, na sua 8ª edição, na respetiva Biblioteca Municipal. Esta iniciativa conta com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos e o Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende. A entidade promotora e organizadora do evento é o Município de Barcelos.

 

 

Bibliotecas em Linh@: Leitura, Inclusão, Flexibilidade Curricular é o grande mote deste encontro que irá juntar vários nomes ligados ao ensino e às bibliotecas e em que serão discutidos o papel das Bibliotecas e as estratégias para incentivar os mais jovens à leitura.

O programa do 8º Encontro de Bibliotecas de Barcelos tem início às 14h00, do dia 19, com a habitual sessão de abertura presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, com António Boaventura, do Centro Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende, e com Isabel Mendinhos, do Ministério da Educação.

Em seguida, será apresentado publicamente o projeto “Barcelos a Ler” que visa a promoção e valorização da literacia como meio fundamental para potenciar o sucesso escolar. Este é um projeto destinado aos alunos do 1º ciclo em que o principal foco será criar espaços inovadores para a leitura e escrita para desenvolver as competências de compreensão dos alunos.

O encontro proporciona a todas as pessoas ligadas à promoção do livro e da leitura uma reflexão sobre estes temas. Para além disso, reúne um painel de conferencistas convidados, nomeadamente escritores, professores e investigadores, representantes das várias dimensões constitutivas da comunidade educativa escolar, nomeadamente bibliotecários, professores, educadores, técnicos de biblioteca e animadores culturais, entre outros, procurando uma reflexão dialógica em torno de questões emergentes ligadas à importância da literacia e a devida promoção, a organização e gestão de bibliotecas e, num âmbito mais alargado, da formação dos alunos.

O segundo dia é dedicado aos workshops com temas como “A leitura na era digital”, “Como motivar crianças e jovens para a leitura” ou “Especificidades do conto tradicional português” entre outros, em sessões em que estarão presentes especialistas e docentes.

Barcelos possui uma das maiores redes de bibliotecas escolares do país. No total, são 29 estruturas que realizam a promoção do livro e da leitura, animadas por um programa de atividades culturais desenvolvido em permanência pelo Município de Barcelos.

 

Fonte: Município de Barcelos

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbankimg.

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Pub

Categorias: Agenda, Cultura, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.