Depois do recente sucesso da 1ª edição, na Rodovia, realiza-se hoje, sábado, 6 de outubro, numa organização do Braga Ciclável, uma nova edição da Cicloficina na Rua do Castelo pelas 17h00. Nestes encontros informais, as pessoas aparecem e efetuam a própria manutenção da bicicleta ou ajudam a arranjar a bicicleta de outros.
As cicloficinas de Braga acontecem duas vezes em cada mês, e em dois locais distintos: no primeiro sábado de cada mês, na Rua do Castelo, e na terceira terça-feira de cada mês, nos Campos da Rodovia.
Uma cicloficina baseia-se na simplicidade do funcionamento mecânico das bicicletas e caracteriza-se por oferecer acesso a ferramentas, peças usadas e sobretudo a um momento de conhecimento partilhado. Em cada sessão as pessoas são motivadas a familiarizarem-se com a sua própria bicicleta, apercebendo-se de como se podem tornar responsáveis pelas suas pequenas manutenções e reparações. É uma oportunidade de trocar informações, conversar e aprender com os demais ciclistas sobre estas reparações e sobre outros assuntos relacionados com a utilização regular da bicicleta que surgem de modo espontâneo.
Não se deve confundir uma cicloficina com uma loja, pois além de não ter fins lucrativos, na cicloficina não se pretende prestar serviços a clientes, mas sim partilhar conhecimentos. A cicloficina, com o seu papel de divulgação e promoção da bicicleta, beneficia as empresas do ramo ao expandir a sua base de potenciais clientes. Daí que em Braga a cicloficina conte não só com o apoio da Associação Braga Ciclável, mas também de três lojas da cidade. Esperamos que mais se juntem a estes encontros informais.
Há várias cicloficinas a acontecerem regularmente pelo país, mas o seu início ocorreu fora de Portugal. Espanha e Itália, por exemplo, têm já uma forte tradição nesta área. com frequência, as cicloficinas têm como intuito arranjar bicicletas para pessoas sem posses e oferecer essas mesmas bicicletas.
Todos estão convidados a aparecer, trazer peças e bicicletas para reparar ou afinar, ou simplesmente conversar sobre o uso da bicicleta. A participação é gratuita.
Fonte: Braga Ciclável
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbankimg.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL