A Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, associação sedeada em Arnoso Stª. Maria, Vila Nova de Famalicão, foi mais uma vez reconhecida e premiada pelas suas boas práticas ambientais no Dia Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2018, uma iniciativa de âmbito nacional, promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) que se realizou na passada quinta feira, 4 de outubro, na ExpoCentro, em Pombal.
Esta ação é levada a cabo anualmente e pretende celebrar o sucesso, reconhecendo o bom trabalho desenvolvido ao longo ano pelas Eco-Escolas.
Neste contexto, para além de receber pelo quinto ano consecutivo a Bandeira Verde, a Engenho foi também agraciada pelo trabalho desenvolvido na sua Horta Biológica, obtendo o 1º Prémio na Categoria Hortas Floridas. Desde a implementação das Hortas na Engenho, a instituição foi já merecedora de dois primeiros prémios no âmbito da implementação deste desafio.
É de referir ainda que a ABAE criou, recentemente, uma distinção para os agrupamentos e instituições que apoiam de forma entusiasta, metódica e comprometida escolas que dão os primeiros passos neste Programa. Esta distinção parte das Escolas que se sentiram apadrinhadas. Neste sentido a Engenho recebeu o Diploma de Escola Madrinha da instituição famalicense Centro Social de Bairro que implementou, pela primeira vez, o Programa Eco-Escolas em 2017/2018.
A Engenho, como plataforma de educação ambiental e centro difusor de boas práticas ambientais e de proteção da natureza, envolvendo e corresponsabilizando os diferentes atores da comunidade, para além do programa Eco-Escolas, tem desenvolvido ações no âmbito do Projeto Rios, em estreita colaboração com o programa municipal famalicense “Os nossos rios”, com a adoção do Rio Guizande.
Assinale-se que este foi o ano em que o Municipio de Vila Nova de Famalicão foi à cerimónia do Galardão Eco Escolas e conseguiu mais Bandeiras Verdes, foram 15 bandeiras no total. Integram este grupo: Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este; Centro Social de Bairro; Centro Social e Cultural de Riba de Ave; Escola Básica Vale do Este; Escola Básica de Delães; Escola EB 2,3 Bernardino Machado Joane; Escola EB 2,3 D. Maria II de Vila Nova de Famalicão; Escola EB 2,3 Júlio Brandão; Escola EB Bairro; Escola EB de Castelões; Escola EB de Quintão; Escola EB/JI Oliveira de Santa Maria; Escola EBI de Gondifelos; Escola EBI de Pedome; e Escola Secundária Padre Benjamim Salgado.
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente. Todas as escolas que integram o programa Eco-Escola têm contado sempre com a parceria do Município, desde o primeiro momento, o da inscrição.
Para o presente ano letivo, as escolas interessadas ainda se poderão inscrever até dia 31 de outubro
Fonte: Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbankimg.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL