Tradições | Associação Engenho realizou desfolhada com todos os utentes

 

 

Em tempo de colheitas, as crianças  e idosos utentes da Engenho – Associação para o Desenvolvimento Local do Vale do Este, realizaram, em conjunto, no início da semana passada, a tradicional desfolhada que, este ano, teve lugar no Largo do Mosteiro de Arnoso Santa Eulália.

 

 

Como regra que a Engenho possui no seu ADN, até porque se insere e atua numa região em que as pessoas ainda têm muitos conhecimentos resultantes das suas vivências de prática agrícola, nesta instituição, os trabalhos ligados ao ciclo da vida do campo são pretexto habitual para a prática de vivências intergeracionais, aproveitados como momentos de convívio, mas também de aprendizagem.

Para a direção da instituição, “estes momentos e outros relacionados com a lavoura fazem parte da tradição, do património e da identidade da comunidade que devem ser vividos, mantidos e transmitidos às crianças”.

Durante a desfolhada, transmitindo aos mais jovens os modos de viver de antigamente, cantou-se, contaram-se histórias, encheram-se os cestos com espigas, fizeram-se copas de palha, separou-se o folhelho e terminou-se com a tradicional merenda para compensar as energias gastas em horas de farta labuta.

 

Fonte: Engenho

 

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbankimg.

 

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

 

Deixe um comentário