20 a 28/10 Guimarães

Exército | Guimarães será palco das comemorações do Dia do Exército

Exército | Guimarães será palco das comemorações do Dia do Exército

Pub

 

 

Com a presença de Domingos Bragança, presidente do Município vimaranense, o programa de comemorações do Dia do Exército 2018 foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 14 de setembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães. Contou

 

Domingos Bragança considera que a escolha de Guimarães para palco das comemorações do “Dia do Exército” faz todo o sentido e é uma honra e orgulho para a cidade.

“O Dia do Exército devia ser sempre realizado em Guimarães, pois D. Afonso Henriques é o patrono do Exército”, disse. O Edil aludiu à Batalha de S. Mamede para invocar a fundação de Portugal e o seu Rei, D. Afonso Henriques, bem como para dar destaque a uma das iniciativas do programa, a Conferência “D. Afonso Henriques – Patrono do Exército”, que se realiza no dia 26 de outubro, às 16h00, no Paço dos Duques de Bragança.

Para o Presidente da Câmara este é um momento cheio de simbolismo que deve ser apreciado por toda a comunidade vimaranense, com especial destaque para as instituições do concelho. “Esta é uma excelente oportunidade para estudarmos melhor o Primeiro Rei de Portugal, e para lembrar que Portugal deve festejar o seu 1º dia, o 24 de junho de 1128″, fez questão de evidenciar. Domingos Bragança, convida todos os vimaranenses para o vasto e rico programa que acontece entre 20 e 28 de outubro, e que culmina com uma cerimónia militar, no dia 28 de outubro, às 12h00, no Campo de S. Mamede.

O Major-General José Feliciano, em representação do Exército Português, fez questão de agradecer todo o apoio do Município de Guimarães e da Direção Regional de Cultura do Norte na preparação da comemoração, não deixando de referir as múltiplas dimensões que existem na relação do Exército com a sociedade. Uma delas, a tecnológica, é a que permite que o Exército possa oferecer à cidade a digitalização, em Laser Scanning 3D, de seis imóveis.

Para o Major-General, estar em Guimarães é também tentar perceber a genética do próprio Exército, em virtude da ligação de Guimarães ao seu patrono, D. Afonso Henriques. A terminar a Conferência de Imprensa, a Major Elisabete Silva, Porta-Voz do Exército, fez a apresentação do programa das comemorações, com Guimarães a ser palco de 10 das 13 atividades que o compõem.

vn online | dia do exército em Guimarães

 

Programa: Dia do Exército 2018 – 20 a 28 de Outubro (Guimarães)

20 outubro: 11h00 – Paço dos Duques – Exército – Parceiro Tecnológico Nacional

24 a 28 outubro: Paço dos Duques – Disponibilização de Atos Médicos

25 outubro: 14h30 – Paço dos Duques – Exposição do Museu Militar do Porto

25 outubro: 16h00 – Paço dos Duques – Apresentação do Livro “Palácios do Exército”

26 a 28 outubro: Jardins do Castelo – Atividades Militares Complementares

26 outubro: 16h00 – Paço dos Duques – Conferência “D. Afonso Henriques – Patrono do Exército”

26 outubro: 21h00 – Largo do Toural – Concerto da Orquestra Ligeira do Exército

27 outubro: 11h00 – Paço dos Duques – Homenagem aos Antigos Combatentes

28 outubro: 10h30 – Igreja de S. Francisco – Missa de Ação de Graças e Sufrágio

28 outubro: 12h00 – Campo de S. Mamede – Cerimónia Militar

 

Fonte: Município de Guimarães

 

Pub

Categorias: Política, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.