17/9 Vila Nova de Famalicão
Ano Letivo | Paulo Cunha na abertura oficial em Ribeirão; Município oferece manuais ou fichas de apoio até 7º ano

Pub
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, assinala esta sexta-feira, dia 17 de setembro, o arranque do ano letivo 2018/2019 no concelho, com a entrega simbólica dos manuais escolares gratuitos aos alunos do 7.º ano da Escola EB 2,3 de Ribeirão. A sessão decorre pelas 11h00 e ficará ainda marcada pela entrega das fichas de apoio aos alunos do 1º. Ciclo.
Neste ano letivo, a Câmara Municipal de Famalicão decidiu alargar a gratuitidade dos manuais escolares ao 7.º ano de escolaridade, cedendo a todas as famílias os livros das disciplinas nucleares de Português, Matemática, Língua Estrangeira I e II, História, Geografia, Ciências da Natureza e Física e Química. A medida abrange um universo de cerca de 1500 alunos, implicando um valor estimado municipal de 176 euros por cada aluno.
Para além dos livros do 7.º ano, a autarquia mantém a oferta das fichas de trabalho a todas as crianças do 1.º ciclo do ensino básico, beneficiando perto de cinco mil crianças. No total, o município investe cerca de 400 mil euros em manuais escolares.
O apoio municipal surge depois de o Governo ter assegurado o empréstimo dos manuais ao 1.º e 2.º ciclo, abrindo assim o caminho da autarquia famalicense para reinvestir a verba destinada à educação no 7.º ano do 3.º ciclo.
Isto significa que uma família com um filho no 1.º Ciclo do Ensino Básico e outro no 7.º ano vai poupar cerca de 210 euros, em Famalicão, com a aquisição dos livros escolares.
Mas os apoios não se ficam por aqui. Através do Banco de Livros Escolares o município famalicense conseguiu arrecadar mais de um milhar de manuais usados, distribuindo-os por 254 famílias.
“São um conjunto de medidas amigas das famílias, que cumprem um papel social fundamental na fixação das populações e no melhoramento da sua qualidade de vida” refere a propósito Paulo Cunha, acrescentando que “ao libertarmos as famílias destes encargos com a educação dos filhos, estamos também a promover o bem-estar e a incentivar a natalidade”.
Ao longo de quinze anos, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão ofereceu os manuais escolares e fichas de apoio a todas as crianças do 1.º ciclo do ensino básico no concelho, tendo sido a primeira Câmara do país a adotar a medida que é uma realidade em Famalicão desde o ano letivo 2001/2002. Em 2017/2018, a autarquia cedeu os manuais aos alunos do 5.º e 6.º ano e agora chega ao 3.º ciclo.
Obs: O evento estava previsto para amanhã, 14, na Escola Básica Integrada de Arnoso Stª. Maria, mas teve que ser adiado por impossibilidade de agenda de última hora do presidente da edilidade.
Fonte: Município de Famalicão
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

‘Há no olímpico caso [português] pelo menos dois aspetos merecedores de discussão: as condições de obtenção da nacionalidade e o significado das vitórias desportivas nos dias de hoje’
Regressar dos Jogos Olímpicos de Tóquio de medalha ao peito

As palavras é só bolinhas de sabão | Do uso político da linguagem às escolas com contrato de associação

‘Aquilo que o pilar e o plano de ação representam, neste conjunto de direitos e áreas, é uma pressão para o nivelamento por baixo’
Cimeira Social: Líder da CGTP aponta “caráter perverso” do plano de ação

Miguel Bandeira: Estratégia ambiciosa envolve conjunto alargado de agentes locais
Urbanismo | ‘PLH’ será instrumento estratégico no apoio às necessidades habitacionais do Concelho de Braga
Comente este artigo
Only registered users can comment.