Depois de amanhã, no próximo domingo, 26 de agosto, entre as 15h00 e as 18h00, no Pavilhão Multiusos da Junta de Freguesia de S. Vicente, irão ocorrer, numa organização conjunta do grupo ativista Braga Animal Save e do movimento cívico Braga para Todos, os Debates pela Libertação Animal.
Falar sobre a questão da Libertação Animal não é tarefa fácil. O assunto encontra-se envolvido por toda uma série de preconceitos, até mesmo de tabus. Por isso, defender tal bandeira, para além de questão complexa, costuma ser também uma questão difícil. Para além do reduzido nível de esclarecimento público, a exploração animal está diretamente relacionada com os fortíssimos interesses económicos.
De acordo com os organizadores, este evento surge na sequência do Dia Mundial pelo Fim do Especismo, a assinalar amanhã, 25 conceito usado pelo psicólogo britânico Richard D. Ryder e amplamente divulgado por filósofos como Peter Singer, Tom Regan, Paola Cavalieri, entre outros.
Os debates a acontecer irão ser três:
- ‘Especismo. Porque cuidamos de uns e comemos outros?’
Orador: Liliana Barros (Braga Animal Save) - ‘Racismo-Sexismo-Especismo’
Orador: Elda Fernandes (Braga para Todos) - O que come um vegan?
Orador: Andréa Medeiros (Braga para Todos)
Após os debates, o happening prossiguirá com um lanche vegan e convívio entre todos os presentes.
O evento destina-se à comunidade em geral pelo que a entrada é gratuita, mas carece de inscrição prévia através de email ou através da página facebook do movimento Braga para Todos.
Fontes: Braga para Todos e Braga Animal Save
Imagem de destaque: Estar com os animais… (The Save Movement – fb; fotografia de divulgação)