Ambientar-se

Reciclar | Receber para reciclar com a campanha ‘Reciclar Vale Mais’

Reciclar | Receber para reciclar com a campanha ‘Reciclar Vale Mais’

 

 

Desde ontem, 2 de agosto, a EGF – Environment Global Facilities, do Grupo Mota-Engil, lançou a campanha “Reciclar Vale Mais”. Esta campanha vai permitir trocar embalagens usadas por descontos no supermercado, em concreto no Pingo Doce, anunciou a empresa. A EGF é uma empresa europeia que opera no setor ambiental e no tratamento e valorização de resíduos em Portugal, integrada no Grupo Mota-Engil/Urbaser.

Para já, ao abrigo desta campanha, a EGF irá disponibilizar uma rede nacional de “ecopontos especiais” com benefícios económicos para os portugueses que separam as suas embalagens usadas. Na região norte de Portugal, a EGF opera através da Resinorte, por exemplo nos concelhos de Guimarães, Santo Tirso, Trofa, Vila Nova de Famalicão, Vizela e Fafe, entre outros, abrangendo uma população de cerca de 1 milhão de habitantes. Mas a campanha e as regiões abrangidas poderão vir a ser alargadas.

“Durante dois meses será oferecido dinheiro em cartão Poupa Mais em troca de embalagens usadas entregues num destes pontos de recolha”, explicou a empresa responsável por assegurar o tratamento e valorização de resíduos.

A campanha “Reciclar Vale Mais” decorrerá de norte a sul do país, em 15 lojas do Pingo Doce. Ao entregar as embalagens usadas no Ecoponto, em sacos de 30 ou de 50 litros, a EGF oferece 10 cêntimos ou 15 cêntimos, respetivamente, em cartão Poupa Mais, para utilização imediata. “A campanha pretende sensibilizar a população para a separação de resíduos e, em simultâneo, alertar para o benefício imediato de colocar as embalagens usadas no ecoponto, demonstrando que a reciclagem tem valor ao devolver ao cidadão uma parte para poder descontar nas suas compras em lojas Pingo Doce. Desta forma, também se procura garantir que as metas nacionais são alcançadas e que as embalagens usadas são entregues nas empresas responsáveis pela sua gestão e tratamento”.

A campanha está disponível nas lojas de Fafe, Vizela, Viana do Castelo (Portuzelo), Arcos de Valdevez, Quinta do Conde, Barreiro e Alcochete, Porto de Mós, Batalha, Águeda, Aveiro, Vila Nova de Gaia (Coimbrões), Santa Maria da Feira, Monção (Gandra) e Vila Nova de Cerveira (Lugar de Faias).

A iniciativa decorre no âmbito do programa nacional de inovação social da EGF, em que algumas das suas concessionárias, nomeadamente a Resinorte e a Valorminho, que atuam na região norte, se encontram a desenvolver esta ação com o cofinanciamento do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

A gestão dos sistemas de tratamento e valorização de resíduos em Portugal é efetuada através de empresas concessionárias  constituídas em parceria com os municípios servidos. Processam anualmente cerca de 3,2 milhões de toneladas de resíduos urbanos, servindo uma população de 6,3 milhões de pessoas distribuídas por 174 municípios, numa área equivalente a 60% do território em Portugal.

 

 

Fonte: Resinorte

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.