Braga

TUB | Até 2021, à sua espera, na próxima paragem, terá frota parcialmente renovada de transportes urbanos

TUB | Até 2021, à sua espera, na próxima paragem, terá frota parcialmente renovada de transportes urbanos

 

 

A utilização de transportes públicos por um número cada vez maior de cidadãos é um imperativo das sociedades contemporâneas. Tal só pode ser conseguido por duas vias essenciais: mais e melhores transportes públicos, de um lado, e preços adequados, de outro. Para obviar à primeira destas medidas, os Transportes Urbanos de Braga (TUB) vão efetuar um investimento global de 10 milhões de euros na renovação de 1/3 da sua frota.

 

 

O objetivo, a atingir até 2021, contempla a aquisição de 36 novos autocarros – 27 a gás natural comprimido e 9 elétricos. Os dados foram revelados por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a Assembleia Municipal que se realizou esta sexta-feira, dia 20 de Julho.

Ricardo Rio explicou, na altura, que este ´percurso árduo´ de renovação da frota dos TUB começou com uma candidatura a um 1º aviso do PO SEUR para aquisição de 6 autocarros elétricos, cujo financiamento foi aprovado em Assembleia Municipal em Novembro do ano transato. Os autocarros ainda não estão disponíveis devido à necessidade de obter o visto do Tribunal de Contas, um processo que Ricardo Rio espera estar ´resolvido no futuro próximo´.

A esses 6 autocarros elétricos junta-se um investimento de 6 milhões de euros a realizar em 14 viaturas a gás natural comprimido. O leasing operacional para aquisição das mesmas foi aprovado nesta Assembleia Municipal, o que representará um encargo de 300 mil euros anuais. “O investimento será aplicado em viaturas a gás natural comprimido porque o sistema elétrico ainda carece de maturação e pode pôr em causa a normal operação dos TUB. Neste momento, uma aposta exclusiva nos transportes elétricos para renovação da frota significaria um risco que não queremos correr. Estamos a incorporar paulatinamente essas viaturas elétricas, percebendo se os riscos inerentes são minimizados e não colocam em causa a fiabilidade do serviço”, realçou o autarca.

Por fim, os TUB vão efetuar, até 14 de Outubro, uma candidatura a um 2º aviso do POSEUR (surgido na sequência de contactos com o Ministério do Ambiente) para apoio à aquisição de veículos ´limpos´ – financiamento de 85 % da diferença entre um autocarro ´limpo´ e um autocarro a diesel. Com base nesse financiamento os TUB vão submeter nova candidatura para adquirir mais 13 autocarros a gás natural comprido e 3 elétricos, mantendo a proporção entre uma e outra fonte de alimentação dos veículos.

“Esta renovação da frota terá impactos bastantes positivos na operacionalização da atividade dos TUB, na segurança e disponibilidade dos autocarros para o serviço, na qualidade de vida dos cidadãos e na sustentabilidade ambiental dessa mesma frota”, destacou Ricardo Rio, lamentando a discriminação do estado central nos apoios concedidos aos transportes públicos da área metropolitana de Lisboa e Porto – em termos de regalias dos utentes e financiamento para renovação da frota – face aos que fornecem o serviço fora dessas áreas.

 

 

Fonte: Município de Braga

 

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Categorias: Sociedade

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