O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, realizou, esta manhã, uma visita de trabalho às intervenções nas escolas básicas de Conde S. Cosme e de Riba de Ave. Na mesma altura, aproveitou para avançar que as escolas básicas do 1.º ciclo de Mões, na cidade de Famalicão, de Avidos e de Arnoso Santa Eulália irão beneficiar durante o próximo ano de 2019 de um conjunto de obras de reabilitação e melhoramento.
“As grandes obras no parque escolar do 1.º ciclo do concelho estão praticamente concluídas. No entanto, há intervenções de menor escala que são necessárias e urgentes. Como é o caso das escolas de Mões, Avidos e Arnoso Santa Eulália”, adiantou Paulo Cunha, referindo ainda que “outras obras poderão surgir, porque a qualidade do parque escolar é sempre um trabalho inacabado. Há sempre melhoramentos a fazer e intervenções necessárias”, acrescentou.
No que diz respeito às grandes obras que se encontram a ser concretizadas, e há muitos anos aguardadas, Paulo Cunha refere-se às escolas do 1.º Ciclo de Conde S. Cosme, de Famalicão e de Riba de Ave, agora visitadas, mas também às escolas de Esmeriz e Ruivães, cujos edifícios estão, neste momento, a beneficiar de profunda reabilitação e ampliação. Ao todo, o município tem em curso nestas escolas um investimento de 2,6 milhões de euros. Estima-se que beneficiem um número superior a 600 crianças alunas do pré-escolar e 1.º ciclo.
Na visita de trabalho que realizou esta segunda-feira, Paulo Cunha mostrou-se “muito satisfeito com o andamento das obras”. Depois de alguns contratempos no arranque da obra, a intervenção na Escola Conde S. Cosme, também conhecida por Sede n.º 1, localizada no centro da cidade, está em velocidade de cruzeiro, o que vai permitir às crianças inaugurar o edifício por altura do Natal. “Estas crianças já têm reservada uma prenda de Natal muito especial”, destacou o autarca deixando a garantia que a escola abrirá no início de 2019. A notícia deixou Carlos Teixeira, o diretor do agrupamento em que a escola se insere – Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco -, em simultâneo “satisfeito e aliviado”. Também a presidente da União das Freguesias de Famalicão e Calendário, Estela Veloso e os representantes da associação de pais se mostraram-se satisfeitos com a confirmação destas datas.
Refira-se que a escola Conde S. Cosme acolhe cerca de 200 alunos e está a beneficiar de um conjunto de intervenções de fundo com destaque para a ampliação, com construção de refeitório, biblioteca, sala de professores e recreio coberto. Serão ainda executados arranjos exteriores, com a construção de um campo desportivo com relva sintética.
Em Riba de Ave, as obras decorrem igualmente a bom ritmo. E também aqui, a “nova escola” abrirá portas no arranque de 2019. “Estamos muito ansiosos por inaugurar esta escola moderna e de grande qualidade”, salientou a presidente de Junta da Vila, Susana Pereira, acrescentando que “é uma prenda que as nossas crianças e todos os ribadavenses merecem”.
Para além da reabilitação total do edifício, a ampliação prevê a criação de mais duas salas, aumentando o seu número para oito. Será ainda criada uma sala de apoio, biblioteca, sala de professores e recreio coberto. Os arranjos exteriores contemplam ainda um espaço desportivo com relva sintética.
Ambos os edifícios fazem parte do plano centenário, conjunto de escolas construídas durante o regime do Estado Novo. “Com estas obras, estamos a manter viva a história da educação em Portugal, reabilitando os edifícios, criando escolas amplas e modernas, com edifícios de grande qualidade que privilegiam a entrada de luz natural e os espaços de recreio. Enfim, edifícios com todas as condições educativas para que o ensino cumpra as suas funções”, afirmou ainda Paulo Cunha.
Em relação às escolas que irão ser objeto de obras em 2019, podemos adiantar também que se encontram para breve as apresentações dos respetivos projetos, nomeadamente o da Escola Básica de Avidos. Esta será realizada já no próximo dia 19 de julho, no Auditório António Gomes, dessa freguesia.