O Vinho Verde Fest está de regresso à Avenida Central, em Braga, de 20 a 22 de Julho. Nesta quinta edição, o certame assume cada vez mais relevância na promoção de um produto de excelência da região. Com cerca de 200 vinhos representados das diferentes sub-regiões, o Vinho Verde Fest inclui provas de vinhos, comentadas ou não, e harmonizações gastronómicas e vínicas, tasquinhas, showcookings, workshops e o já habitual concurso de Vinhos Verdes InvestBraga. No decurso do evento não faltarão outras atividades de animação.
Serão três dias que pretendem celebrar o Vinho Verde e a Gastronomia e em que os visitantes terão a oportunidade de experimentar os melhores produtos do género oriundos da região demarcada. “A quinta edição deste certame representa a afirmação da estratégia do Município de Braga na promoção do vinho verde. Ao longo dos últimos anos, temos sido capazes de potenciar este produto que é cada vez mais apreciado pelos consumidores e que acrescenta valor à economia local”, referiu Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação do certame.
O certame conta atrair muitos visitantes ao centro de Braga numa altura em que, em simultâneo, estará a decorrer o Festival Internacional de Folclore. Segundo Altino Bessa, este é “um casamento feliz” que “trará ainda mais pessoas ao Vinho Verde Fest para conhecer novos produtos e sabores, num certame que já tem chancela própria”.
Um dos momentos habitualmente mais aguardados do evento acontece no sábado, dia 21 de julho, com a realização do concurso de vinhos verdes, no qual serão avaliados vinhos nas categorias branco, tinto e rosado. Além do diploma, o júri do concurso irá contemplar os melhores vinhos com o selo de excelência InvestBraga.
“Estão reunidas todas as condições para quer este evento seja novamente um sucesso. Contamos com as parcerias estratégicas para fazer crescer ainda mais este certame e atrair cada vez mais público”, concluiu Altino Bessa, convidando os bracarenses a participarem nesta iniciativa.
As características que melhor definem e diferenciam o Vinho Verde são a sua “frescura vibrante, a elegância e leveza”, bem como “a expressão aromática e gustativa, com destaque para as suas notas frutadas e florais” assim considera a principal associação do setor, a Comissão Vitivinícola da Região dos Vinhos Verdes – CVRVV. Vinho único no mundo, exclusivamente produzido no noroeste de Portugal, é produzido somente a partir das castas autóctones da região. O setor de produção dos Vinho Verdes conta atualmente com cerca de 21.000 produtores dispersos por 49 concelhos do Entre-Douro-e-Minho.
Com a organização da InvestBraga, a quinta edição do Vinho Verde Fest conta com o apoio da CVRVV – Comissão Vitivinícola da Região dos Vinhos Verdes, da ACB – Associação Comercial de Braga e do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Programa:
Sexta, 20 de julho
18h00 – Abertura ao público
Inauguração e Visita Oficial
18h30 – Workshop de cozinha «Petiscos & Vinho Verde» – Chef da AESAcademy
21h00 – Curso de Vinhos – (pré-inscrição)
24h00 – Encerramento
Sábado, 21 de julho
09h30 – 5º Concurso de Vinhos Verdes – InvestBraga
12h00 – Abertura ao público
15h30 – Showcooking com Luís Leite – 2º Classificado do MYCA’18 – Minho Young Chef Awards
17h00 – Workshop – «Mãos na Massa» – com a AESAcademy
18h30 – Cerimónia de Entrega de Prémios – 5º Concurso de Vinhos Verdes – InvestBraga
21h00 – Showcooking com Beatriz Costa – Vencedora do MYCA’18 – Minho Young Chef Awards
Domingo, 22 de julho
12h00 – Abertura do público
17h00 – Showcooking com Luís Leite – 2º Classificado do MYCA’18 – Minho Young Chef Awards
21h30 – Showcooking com Beatriz Costa – Venecdora do MYCA’18 – Minho Young Chef Awards
23h00 – Encerramento
Fontes: Município de Braga, ACB – Associação Comercial de Braga, CVRVV – Comissão Vitivinícola da Região dos Vinhos Verdes, Casa de Compostela – Famalicão (imagem no interior do artigo) e Solar de Serrade – Monção (em imagem de destaque).