Trofa

Escolas | Município da Trofa dá início à requalificação da Escola EB 2,3 Professor Napoleão Sousa Marques

Escolas | Município da Trofa dá início à requalificação da Escola EB 2,3 Professor Napoleão Sousa Marques

 

A Escola EB 2,3 Professor Napoleão Sousa Marques, situada em Valdeirigo, S. Martinho de Bougado, no município da Trofa, construída há mais de 35 anos, prepara-se neste momento para ser reabilitada de modo a dar lugar a uma escola renovada e de cariz contemporâneo.

 

 

Este estabelecimento de ensino, localizado no Município da Trofa, vai ser profundamente requalificado a partir deste Verão, num investimento superior a de 3 milhões de euros, em parte comparticipado pela Administração Central através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Recorde-se que a candidatura ao Portugal 2020 foi aprovada já em inícios de 2017.

Este investimento vai traduzir-se na requalificação total daquela escola, dotando-a de melhores condições de segurança, conforto, circulação e, sobretudo, pedagógicas e de aprendizagem das crianças da Trofa que a frequentam.

Esta obra,  com previsão de execução de 365 dias, inclui ainda a criação de uma área desportiva criteriosamente pensada e organizada que fará interface com o parque de estacionamento e com a futura Alameda da Estação.

A Câmara Municipal da Trofa tem como objetivo valorizar o espaço escolar, ampliar o edifício principal, unir os vários edifícios e requalificar a zona desportiva, que será preparada para ser utilizada pela escola e pela comunidade.

Esta obra vai englobar a remoção de todas as coberturas em fibrocimento, a reabilitação de fachadas, de coberturas, de pavimentos e paredes, bem como a reorganização e ampliação dos espaços de ensino e apoio.

A escola, depois de renovada, passará a estar equipada com 13 novas salas de aulas, 2 salas de música, 3 salas de EVT, sala de informática, sala de ciências e laboratório.

Todas as barreiras físicas e edifícios que impossibilitam a relação do espaço educativo com o espaço urbano serão demolidos para proporcionar novas zonas verdes e áreas de circulação que facilitem o acesso de todos os utilizadores, inclusive daqueles que possuem mobilidade condicionada.

Esta escola, atualmente integrada no Agrupamento de Escolas da Trofa, nasceu em 1973, no tempo em que a freguesia ainda pertencia ao concelho de Santo Tirso e foi erguida inicialmente em pavilhões pré-fabricados. Ao tempo tinha o nome de Escola Preparatória Professor Carneiro Pacheco e nela era ministrado o Curso Unificado que funcionou no referido local até 1982. Após sucessivas alterações ao seu modelo de funcionamento, em 2002 adquiriu os atuais modelo e designação.

 

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.