Olá meus amores e amoras,
Em Um Livro por Semana … Por Clara Haddad desta semana, apresento-vos um livro magnífico: «El camino de Marwan». Conheci-o no ano passado, quando passeava pelos corredores da Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália, a feira mais importante do setor a nível mundial.
Busco sempre estar informada com o que acontece na área infantojuvenil e tenho por hábito adquirir as novidades para enriquecer o meu trabalho como narradora. E, como escritora, gosto e tenho necessidade, de inspirar-me com belas obras. E lá estava eu, caminhando pela área onde estavam destacados os livros premiados e distinguidos em 2017. Parei ao encontrar esse, que recebeu Menção Honrosa da Categoria News Horizons. Ao folhear as páginas meu coração disparou e foi tomado por uma emoção que brotou pelos olhos.
A ilustração de Laura Borràs é linda e ajuda a dar a densidade à história que, a meu ver, fala da força do querer e de esperança. A capa, logo que vi, me chamou a atenção mas quando li o texto fiquei com aquela sensação que somente um bom livro, bem escrito, nos deixa.
«El camino de Marwan», é da escritora espanhola Patricia de Arias, que está radicada no Brasil. Foi originalmente publicado pela editoral Amanuta, uma editora chilena, mas felizmente está publicado no Brasil pela Trioleca Casa Editorial, o que facilita encontrar o livro para compra.
Patrícia conseguiu contar de forma poética e com uma linguagem simples a “jornada de herói” do pequenino Marwan, um miúdo que atravessa o deserto e que foge da guerra e da fome.
A trajetória deste menino, é a mesma de muitos refugiados que, por causa de alguma circunstância política ou econômica, têm que fugir de sua cidade deixando para traz toda a sua referência de vida, sua cultura, língua e até a família. Penso que, nos dias de hoje, é imprescindível abordar esses temas com as crianças e jovens. Tive a oportunidade de trabalhar com este livro no ano passado, no projeto social que desenvolvo com minha irmã no Brasil: «Jovens Narradores – Descobrindo Novos Horizontes», e devo dizer que foi um dos livros que provocou as reações mais emotivas entre os jovens. Este ano, continuamos com o tema «Contos Sem Fronteira – Tecendo laços de afetos» e vamos seguir lendo sobre refugiados que têm um caminho traçado por diversas circunstâncias dolorosas.
O livro é muito necessário. Toca o coração de qualquer um.
Recomendo vivamente!!!
El Camino de Marwan
Texto: Patricia de Arias
Ilustrações: Laura Borràs
Editorial Amanuta
‘O caminho de Marwan’ narra a história de Marwan, um menino que, de muito longe, tenta um novo espaço para viver ao mesmo tempo em que tenta resgatar suas recordações mais distantes. Um pequeno refugiado que, como outros milhões de seres humanos, vêm atravessando mares e desertos, fugindo da guerra e da fome, em busca de outro lugar de pertencimento. Passo após passo, até a próxima fronteira, Marwan tenta se lembrar da voz materna. E assim caminha, com ternura e curiosidade, levando os leitores pelas mãos rumo à liberdade.
No Brasil, publicado pela Trioleca Casa Editorial – RS 42, 00 reais. Em Portugal ainda não está publicado, mas penso que pode ser adquirido através da Amazon a versão inglesa ou em castelhano.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos. Gostaríamos de poder vir a admitir pelo menos um jornalista a tempo inteiro que dinamizasse a área de reportagem e necessitamos manter e adquirir equipamento. Para além disso, há ainda uma série de outros custos associados à manutenção da Vila Nova na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de multibanco ou netbanking.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL