Vila Nova de Famalicão

Programa Qualifica | Nunca é tarde para aprender. Entregues mais 112 diplomas a alunos do Centro Qualifica famalicense

Programa Qualifica | Nunca é tarde para aprender. Entregues mais 112 diplomas a alunos do Centro Qualifica famalicense

Pub

No passado dia 4 de maio, pelas 18h30, no auditório da CESPU, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão efetuou a entrega dos diplomas e certificados do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) escolar e profissional do Centro Qualifica de Vila Nova de Famalicão.

.

.

Ao todo foram mais de 1 centena os adultos que, através do desenvolvimento de processos RVCC concluíram o nível básico (9º ano), nível secundário (12º ano) e profissional, encontrando-se agora melhor preparados para mais facilmente aproveitarem as oportunidades que existem no mercado de trabalho.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal entregou 112 diplomas e certificados do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) escolar e profissional e afirmou que “o município famalicense está empenhado em fazer crescer este número”.

“Este é um trabalho para continuar, para estimular. Há outros patamares e queremos que as pessoas lá cheguem. Cada famalicense que se valoriza é um sinal de que o concelho está melhor preparado, de que as pessoas estão melhor formadas e que reúnem mais e melhores condições para assumirem os protagonismos que queremos que assumam todos os dias enquanto cidadãos”, disse Paulo Cunha.

Em função desse objetivo, o município reforçou nos últimos meses a aposta no programa Qualifica, através de uma campanha de comunicação que vai ser reforçada com novos materiais de promoção, que nos próximos dias estarão disponíveis para consulta no Portal da Educação de Famalicão, em www.famalicaoeducativo.pt, nos edifícios municipais, juntas de freguesia, escolas, entre outros espaços públicos do concelho.

Recorde-se que o Programa Qualifica é um programa vocacionado para a qualificação de adultos que tem por objetivo melhorar os níveis de educação e formação dos adultos, contribuindo para a melhoria dos níveis de qualificação da população e a melhoria da empregabilidade dos indivíduos. O Programa Qualifica assenta numa estratégia de qualificação que integra respostas educativas e formativas e instrumentos diversos que promovem a efetiva qualificação de adultos e que envolve uma rede alargada de operadores.

O Centro Qualifica de Famalicão é coordenado pela Câmara Municipal e conta atualmente com sete polos no concelho: Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Agrupamento de Escolas D. Sancho I, Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, Escola Profissional CIOR, Didáxis Cooperativa de Ensino de Vale São Cosme e Riba de Ave e Escola Profissional FORAVE.

Desde 2015, ano em que entrou em funcionamento, o Centro Qualifica de Vila Nova de Famalicão já deu a oportunidade a 317 famalicenses de melhorarem as suas competências e qualificações.

 

Os interessados em apostar num futuro melhor e mais qualificado podem inscrever-se através da internet em www.famalicaoeducativo.pt/_centro_qualifica_inscricao e obter informações através do telefone 252 320 931 ou pelo Email: centroqualifica@vilanovadefamalicao.org.

Neste Centro podem encontrar uma oferta diversificada, sendo possível, em função do perfil e experiência, realizar um processo de RVCC Escolar, Profissional ou de Dupla Certificação (Escolar e Profissional) em horário laboral ou pós-laboral. A Certificação Escolar proporciona uma nova oportunidade de qualificação aos adultos que não completaram ou abandonaram precocemente a formação no sistema educativo formal. Permite obter o 4º, 6º, 9º e 12º anos de escolaridade. As inscrições podem ser efetuadas a qualquer altura.

.

.

Imagens: Arquivo do Município de Vila Nova de Famalicão..

.

 

Pub

Categorias: Local, Sociedade

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.