Na freguesia de Oliveira Santa Maria, a Rede Elétrica Nacional (REN) inaugurou um novo e inovador datacenter na passada sexta-feira, dia 16.
Esta iniciativa, que custou 10 milhões de euros, será partilhado com os grupos EDP e NOS, permitindo reforçar significativamente a segurança da Rede de Telecomunicações de Segurança (RTS) e dos demais sistemas de informação críticos da Rede Nacional de Transporte operada pela Rede Elétrica.
A estrutura ocupa uma área de cerca de 5.000 m² e inclui 1.200 m² de salas técnicas destinadas a alojar os equipamentos onde residirão os mais diversos e críticos sistemas de informação e telecomunicações do país. Cada uma das três empresas que irá utilizar o datacenter, que será neutral do ponto de vista de operadores de comunicações, terá espaços técnicos separados e isolados.
Atendendo à elevada criticidade desta infraestrutura para o grupo REN e para os seus clientes, o desenho conceptual do datacenter foi sujeito à revisão pelo Uptime Institute, entidade que a nível mundial confere e certifica o nível de resiliência e elevada eficiência energética deste tipo de instalações. Finalizada a construção, o datacenter foi sujeito a rigorosas provas de comissionamento e ensaios destinadas a comprovar o seu nível de resiliência a falhas, tendo obtido a certificação Tier III do Uptime Institute, tornando-o numa infraestrutura de referência e excelência tecnológica em Portugal.
A REN atua em duas grandes áreas de negócio: por um lado, efetua o transporte de eletricidade em muito alta tensão e a gestão técnica global do Sistema Elétrico, por outro, realiza ainda o transporte de gás natural em alta pressão e a gestão técnica global do Sistema de Gás Natural, garantindo a receção, armazenamento e regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL), bem como o armazenamento subterrâneo de gás natural. A REN está também presente no negócio das telecomunicações, através da RENTELECOM, que inclui serviços diversificados, passando pelos serviços de datacenter, serviços de comunicações e consultoria.
Na altura, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, salientou a importância para o concelho do novo datacenter da REN – Redes Energéticas Nacionais, inaugurado pelo ministro da Economia, Caldeira Cabral, referindo que esta “estrutura de última geração e de vanguarda no país (…) é mais um sinal do valor deste território.”
O Ministro da Economia, Caldeira Cabral, por sua vez, especificou que os centros de dados são hoje uma “necessidade infraestrutural básica, no sentido em que os dados são hoje uma parte fundamental dos negócios em todos os setores” económicos e produtivos.
Este datacenter tem ainda a particularidade de ter sido construído por empresas e engenheiros portugueses.
Apesar do grande investimento realizado, não serão criados novos postos de trabalho.
.
Imagem de destaque: Caldeira Cabral, Paulo Cunha e Rodrigo Costa deslocaram-se ao Datacenter de Oliveira Stª. Maria para a sua inauguração (imagem: arquivo do Município de Famalicão).
.