16/2 – 17/2 | 3º Encontro de Ciência Cândida Madureira

16/2 – 17/2 | 3º Encontro de Ciência Cândida Madureira

Pub

Numa iniciativa do Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) de Vila Nova de Famalicão, o auditório da CESPU, em Vila Nova de Famalicão, recebe nos próximos dias 16 e 17 de fevereiro, sexta e sábado, o 3.º Encontro de Ciência Cândida Madureira.

.

.

Inteligência Artificial, o cérebro, células estaminais, questões ambientais, ética, entre outras estarão no centro de um debate diversificado e que deverá interessar a um público vasto, certamente constituído sobretudo por professores e estudantes, mas também cientistas e curiosos em geral.

Assim, do programa constam as seguintes apresentações: Nuno Sousa – O cérebro e o stress, Eugénio Oliveira – A Inteligência Artificial: impacto e ética, Ana Sofia Carvalho – A ciência com ética: desafios do futuro, Jorge Pacheco – Leis de escala e células estaminais do sangue, Nuno Ferrand – A vida em todo o lado: algumas ideias sobre biologia,  ciência e museus, Isabel Palmeirim – Cronobiologia: o embrião a contar o tempo, Sérgio Rodrigues – Química?! Nas coisas comuns e extraordinárias de um mundo mais sustentável e José Carlos Brito – Alterações climáticas, conservação da biodiversidade e desenvolvimento humano: que lições podemos aprender com o Saara-Sael? e Carlos Capela – Medicina interna: uma visão global do doente.

Promover o contacto com cientistas, atualizar conhecimentos, fomentar a apetência dos alunos pelo trabalho experimental e potencializar a interdisciplinaridade são alguns dos objetivos do encontro, que se encontra acreditado pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua do CFAE.

O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, afirma que os Encontros de Ciência Cândida Madureira são um bom exemplo de uma iniciativa com valor. “Ao colocar professores e alunos em contacto com as pesquisas científicas ou iniciativas relevantes da ciência, da tecnologia e da inovação, os promotores do evento estão a estimular o pensamento e o debate em áreas centrais ao desenvolvimento da humanidade”.

Para o autarca, “é também gratificante para o concelho o enquadramento em que surge esta iniciativa ao nível das dinâmicas de formação contínua. A escola tem que ser cada vez mais um local de crescimento para toda a comunidade educativa e para todas as gerações de cidadãos, não devendo limitar-se a cumprir as disposições estatais ao nível do ensino dos conteúdos curriculares”.

.

Cândida Madureira (1951-2013), docente do ensino secundário entre 1975 e 2000 e diretora do Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão entre 2001 e 2012, tinha como um dos seus grandes objetivos de vida a divulgação científica. Para o efeito, congregou cientistas, escolas e o próprio Centro de Formação onde terminou a sua carreira docente. Em 2010, criou e organizou os Ciclos de Conferências Científicas, que vão, atualmente, na sua 7ª edição.

.

Preço:

Estudantes – grátis; Outros – 10,00€.

Carece de inscrição prévia.

Para se inscrever ou saber mais, consulte:

3º Encontro de Ciência Cândida Madureira

.

Pub

Categorias: Agenda

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Pedro Costa

Diretor e editor.

Comentários

Apenas utilizadores registados podem comentar.